Mídias Sociais

Cidades

Em Macaé, mais de duas mil máscaras serão doadas à população no combate à Covid-19

Publicado

em

 

 

Daniela Bairros

Duas mil e quinhentas máscaras , confeccionadas por 30 ex-alunas do Cetep (Centro de Educação Tecnológica e Profissional), de Macaé, serão doadas pela secretaria de Saúde à população para o combate ao coronavirus.
A iniciativa foi da secretária adjunta de Qualificação Profissional e do Ensino Médio, Leandra Lopes, sensibilizada por este momento. A ideia logo recebeu apoio da monitora do curso, Paula Quintal. Segundo a monitora, devido ao momento de isolamento social, as voluntárias confeccionam as máscaras em suas casas seguindo o protocolo de higienização e manejo recomendado pelo Ministério da Saúde, desde o uso de luvas e máscaras até a limpeza das mãos e da máquina com álcool em gel. Cada uma confeccionou 83 máscaras.

Máscaras podem ser confeccionadas em casa 

Quem quiser também pode confeccionar a própria máscara em casa. Segundo as autoridades de saúde, as máscaras são equipamentos de proteção individual, chamados de EPIs, e não significam 100% de proteção, mas são importantes barreiras físicas contra a propagação do vírus. Elas devem ser usadas tomando as demais precauções recomendadas.

O uso da máscara de tecido foi autorizado pelo Ministério da Saúde no início deste mês e a recomendação é que seja individual, não sendo compartilhada com outra pessoa, nem mesmo com o filho, mãe, pai ou irmãos. Ela deve ser lavada com água e sabão após o uso e deixada de molho por 30 minutos. A máscara deve cobrir totalmente a boca e nariz e é importante que esteja bem ajustada ao rosto, sem deixar espaços nas laterais. A orientação é para o uso sempre que a pessoa precisar sair de casa. Também é recomendável que haja uma máscara reserva e uma sacola para guardar a que já foi utilizada.

Cuidados que devem ser adotados no uso das máscaras

1 - Coloque a máscara cuidadosamente para cobrir a boca e nariz e amarre com segurança para minimizar os espaços entre a face e a máscara.

2 - Enquanto estiver em uso, evite tocar na máscara.

3 - Remova a máscara usando a técnica apropriada (ou seja, não toque na frente e remova sempre por trás).

4 - Após a remoção ou sempre que tocar inadvertidamente em uma máscara usada, deve-se realizar a higiene das mãos.

5 - Substitua as máscaras usadas por uma nova máscara limpa e seca assim que esta tornar-se úmida.

6 - Não reutilize máscaras descartáveis. As de tecidos podem ser reutilizadas após cada lavagem com água e sabão.

Mais lidas da semana