Mídias Sociais

Cidades

Em Macaé, inscrição para o Desafio Inovar segue até este sábado (31)

Avatar

Publicado

em

 

Da redação

Estão abertas até o próximo sábado (31), as inscrições para o Desafio Inovar. Podem se inscrever com um projeto inovador  estudantes de escolas públicas e privadas, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio ou Técnico, de toda região. O cadastro deve ser  feito no email desafioinovareaprender@gmail.com. O concurso virtual vai acontecer no dia 1 de novembro, através do site https://inovareaprender.com.br/. No Desafio também serão selecionados quatro projetos para participação na XIV Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FECTI), que será realizada virtualmente de 02 a 05 de dezembro.

O Desafio Inovar foi lançado no mês da 7ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que promove eventos  em todo país, com a finalidade de dar visibilidade a projetos, ações e eventos de divulgação científica. O tema deste ano da SNCT online é Inteligência Artificial.

Para participar do concurso, o projeto deve ser de natureza investigativa ou de inovação, que tenha a temática socioambiental. Já pode ter sido apresentado ou submetido a outros concursos. Todas as informações sobre o concurso estão no site https://inovareaprender.com.br/. A  premiação será online, no dia da 03 de novembro, através do canal Youtube inovareaprender. Serão entregues medalhas para os três primeiros lugares -alunos e professor orientador - e um troféu para a escola municipal.

Na produção dos trabalhos, serão permitidos, no máximo, três  integrantes. Além disso, os alunos participantes devem contar  um professor orientador da escola, sendo que o orientador poderá fazer parte de mais de um projeto inscrito. Um comitê será responsável pela pré-avaliação dos projetos mais criativos com redações, vídeos, slides ou outras mídias enviados pelos orientadores ou alunos .O material deve conter as ações pedagógicas desenvolvidas durante as orientações dos projetos.  Todos os vídeos dos projetos serão disponibilizados no site e no canal do programa inovareaprender.

A avaliação dos projetos também vai levar em consideração a faixa etária dos seus autores, sendo subdiividida para os participantes do 1º ao 5º anos e 6º ao 9º ano e Ensino Médio.

Entre as propostas do concurso estão incentivar e apoiar a exposição da criação e da inovação com o foco na inteligência artificial; destacar o incentivo à  pesquisa e o desenvolvimento do pensamento científico desde os primeiros anos de escolaridade; difundir a ligação da metodologia científica e de engenharia com a construção de projetos e trabalhos nas diversas áreas de conhecimento; contribuir para o processo de construção de novas tecnologias através da orientação do pensamento científico e  despertar o interesse  a pesquisa e a criação de novas tecnologias e/ou o aprimoramento de outras já existentes na temática.

O “Desafio Inovar” é desenvolvido pelo programa InovareAprender, por meio da rede municipal, com o objetivo de promover e incentivar a investigação, a inovação científica, o uso de novas tecnologias, a robótica e a cultura maker. São 13 estações de trabalho que envolvem alunos, professores e universitários.

Crédito: Divulgação

Mais lidas da semana