Mídias Sociais

Cidades

Em Macaé, Centro Pop amplia local e horário de atendimento para oferecer assistência a moradores em situação de rua

Daniela Bairros

Publicado

em

 

Daniela Bairros

Em uma fase em que muitas pessoas estão em isolamento social devido ao novo coronavirus, os moradores em situação de rua, por não terem um 'teto', estão mais vulneráveis à doença. Mas em Macaé, o Centro Pop, ampliou horário de atendimento para aumentar a assistência a estas pessoas.
 O Centro Pop é um local que serve para  acolhimento diurno dos moradores em situação de rua e está tendo seu serviço ampliado com a utilização do Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno Simões, também no Centro. Com isso, no espaço, todos os dias, estão sendo servidos café da manhã, almoço e lanche da tarde para cerca de 100 pessoas.

Além da utilização do colégio, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social ampliou o funcionamento na sede do Centro Pop, que fica ao lado do Terminal Central. O local, que antes funcionava de segunda a sexta, está atendendo de domingo a domingo. No espaço, as pessoas em situação de rua podem lavar suas roupas e guardar pertences. Os usuários também recebem kits de higiene, como  toalha de banho e doações de roupas e sapatos.

O trabalho está sendo intensificado pela Prefeitura de Macaé a fim de que a população que se encontra em vulnerabilidade e em situação de rua possa ter todo o suporte necessário neste período, em que uma série de medidas estão sendo adotadas pelo governo municipal para conter o avanço do contágio pelo coronavírus no município.

Segundo Janine Martins, secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, o local ficou fechado durante três dias, tendo em vista a necessidade de adaptação da nova estrutura lá no Maria Isabel. "Todo o trabalho conta com a união de esforços do poder público, a exemplo da Secretaria de Educação que cedeu o espaço do colégio, da Secretaria de Serviços Públicos, que está mantendo a limpeza de todos os banheiros públicos da cidade, além da sociedade civil, que está mobilizada com a solidariedade, realizando inúmeras doações. O almoço de domingo, por exemplo, é fornecido pela Paróquia Santo Antônio”, explicou. Ainda de acordo com ela, os adolescentes do Cemaia têm atuado na produção de doces que também são entregues aos usuários.

O Centro Pop fica na Rua José Bruno de Azevedo, 99, Centro, próximo ao Terminal Central. Já o Colégio Maria Isabel Damasceno Simões está à Rua Francisco Portela, 410, Centro

Crédito: Divulgação

Mais lidas da semana