Mídias Sociais

Cidades

Dia Mundial de Conscientização do Autismo será celebrado com evento na Praça Porto Rocha, em Cabo Frio

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

Para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, nesta terça-feira, 02 de abril, a Praça Porto Rocha, no Centro de Cabo Frio, receberá um evento promovido pela Associação Mães Coragem, com apoio da Prefeitura de Cabo Frio. As atividades acontecem das 15h às 18h30.

Segundo a organização, serão montadas tendas informativas na Praça, onde os participantes poderão receber orientações jurídicas e psicológicas, além de obter informações ligadas aos benefícios e direitos das pessoas portadoras do TEA ( Transtorno do Espectro Autista),  como gratuidade, redução de impostos, entre outros. Também serão esclarecidos assuntos ligados a assistência social, inclusão escolar, cadastros, dentre outros. A programação inclui ainda panfletagem com informações e uma peça teatral realizada pela equipe de teatro Kerygma, que terá como tema #esefosseseufilho.

“A Associação Mães Coragem se reúne há cinco anos. Já realizamos panfletagens, caminhadas na Praia do Forte, passeio de trenzinho e reuniões em praças públicas, sempre com o objetivo de reunir e orientar as famílias que têm membros com o espectro autista, tanto as já engajadas quanto as que estão chegando agora. É importante que, uma vez identificadas, as crianças com o transtorno, que suas famílias recebam informações relevantes, serviços, referências e apoio prático de acordo com as necessidades individuais. A cura para o transtorno não foi desenvolvida. No entanto, intervenções psicossociais baseadas em evidências, como o tratamento comportamental e programas de treinamento de habilidades para pais e outros cuidadores, podem reduzir as dificuldades de comunicação e comportamento social, com impacto positivo no bem-estar e qualidade de vida da pessoa, rompendo  barreiras, ampliando o processo de inclusão e minimizando as diferenças”, afirmou Raquel Simas, presidente da Associação.


 

Mais lidas do mês