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Concessionária Prolagos é multada em mais de R$ 200 mil pelo Procon de Cabo Frio

Thaiany Pieroni

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O Procon de Cabo Frio multou a concessionária de água e esgoto, Prolagos, devido a falta de informações detalhadas nas contas encaminhadas ao consumidor. A sanção foi aplicada pela Coordenadoria-Geral de Defesa do Consumidor (Procon Cabo Frio), mas de acordo com o auto de infração, a empresa ainda tem 10 dias para recorrer contados a partir da notificação.

De acordo com o Procon, a multa ficou no valor total de R$ 247.538,62 (duzentos e quarenta e sete mil, quinhentos e trinta e oito reais e sessenta e dois centavos) e foi aplicada após denúncias registradas por três consumidores.

O Procon Cabo Frio afirmou ainda que antes de os fiscais aplicarem a multa, foi aberto processo para que a concessionária explicasse os valores, mas a mesma não conseguiu esclarecer os pontos questionados.

“Todo consumidor tem o direito de saber o que está pagando. O processo foi originado por denúncia de três clientes. E a cobrança está baseada tanto no Código de Defesa do Consumidor (CDC – Lei 8.078/1990) quanto na lei municipal 3.023/2019”, explicou Mônica Bonioli, coordenadora-geral do Procon.

Conforme o descritivo do auto de infração, a penalidade foi aplicada referenciada no CDC pelos artigos 4º; 6º, inciso III; 22; 56, inciso I e artigo 4º, inciso II da lei municipal 3.023/2019 por constatação da irregularidade de “prestação de serviço inadequada no que tange a informação discriminatória e auto-explicativa em sua cobrança ao consumidor”.

Por meio de nota, a empresa informou que irá recorrer da medida administrativa do Procon, uma vez que as faturas praticadas atendem aos aspectos legais.

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