Mídias Sociais

Cidades

Cidades da Região dos Lagos aderem Dia D de Vacinação contra o sarampo neste sábado, 07

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

As cidades da Região dos Lagos irão aderir o Dia D de Vacinação contra o sarampo neste sábado, 07. O Dia D é uma estratégia que atende, principalmente, pessoas que não conseguem procurar uma unidade de saúde durante a semana. A iniciativa faz parte da estratégia do órgão federal para sensibilizar pais e responsáveis sobre a os riscos de não vacinarem os filhos, já que a doença é grave e pode matar.

Em Cabo Frio, o Dia D contará com 26 postos de vacinação em todo o município. São eles: ESF São Jacinto; ESF Maria Joaquina; ESF Florestinha; Posto de Saúde Unamar; PAM de Santo Antônio; ESF Nova Califórnia; ESF Angelim; ESF Parque Burle; UBS Praia do Siqueira; ESF Praia do Siqueira; ESF Guarani; ESF Jardim Caiçara; ESF Gamboa; ESF Jacaré; UBS Vila do Ar; ESF Monte Alegre; ESF Boca do Mato; ESF Tangará; ESF Caminho de Búzios; ESF Vila Nova; ESF Cajueiro; ESF Jardim Náutilus; ESF Manoel Correa; ESF Vila do Sol; -Centro de Saúde Osvaldo Cruz ( Braga); Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos (Jardim Esperança).

Em Búzios, a Secretaria de Saúde de Búzios irá promover o “Dia D” da campanha de vacinação contra o sarampo, para pessoas de 9 meses até 59 anos de idade. A vacinação acontece das 8h às 16h, em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município.

Já a Secretaria de saúde de São Pedro da Aldeia afirmou que a população poderá procurar as unidades do Campo Redondo I, São João II, Vinhateiro, Ponta do Ambrósio, Recanto das Orquídeas, Parque Arruda, Praia Linda, Flexeira, São Mateus, Centro/Mossoró, Poço Fundo, Fluminense e a Sala de Vacinas, no Centro, das 8h às 13h. Além disso, após o dia D, os interessados terão até o dia 13 de março para procurar os postos de saúde.

A Secretaria de Saúde de Iguaba Grande está convocando a população para mais uma etapa da campanha de vacinação contra o sarampo,  neste sábado, das 8h às 17 horas, nas Unidades Básicas de Saúde do Centro, Boa Vista, Cidade Nova 2 e Vila Nova.

A vacina é destinada a pessoas com idade entre 6 meses e 59 anos. Pessoas com suspeita de sarampo, imunocomprometidas, gestantes e crianças com menos de seis meses não devem receber a vacina. Alérgicos à proteínas do leite de vaca devem informar a condição ao profissional de saúde no posto de vacinação para que recebam a dose feita sem esse componente.

 

 

 

Sobre a doença

O sarampo é transmitido por meio da fala, da tosse e do espirro. Os principais sintomas são mal-estar geral, febre, manchas vermelhas que aparecem no rosto e vão descendo por todo o corpo, tosse, coriza e conjuntivite. A vacina é fornecida pelo Ministério da Saúde e está disponível gratuitamente nos postos de saúde municipais durante todo o ano, conforme prevê o calendário nacional de imunização.

 

Mais lidas da semana