Algumas ruas de Rio das Ostras amanheceram com novas sinalizações pintadas neste fim de semana, fruto dos trabalhos de equipes da Secretaria de Transportes Públicos, Acessibilidade e Mobilidade Urbana, que começaram a sinalizar as vias da cidade, conectando as ciclovias.
O trabalho já foi realizado em alguns bairros da cidade, e de acordo com a pasta, o objetivo é oferecer mais segurança aos ciclistas nos pontos mais críticos, que são as travessias urbanas.
“O trabalho de sinalização está sendo feito com recursos provenientes das multas de trânsito”, revelou a prefeitura.
O serviço é parte do projeto de Conexões Cicloviárias da Cidade, que está previsto no Plano de Mobilidade Urbana de Rio das Ostras, e ainda atende à Lei Federal 12.587, de 2012, que prioriza ações imediatas para o transporte não motorizado.
De acordo com a prefeitura, Rio das Ostras conta atualmente com 21 quilômetros de ciclovias, nas mais diversas localidades, e a previsão é estender essa malha a 50 quilômetros, conforme prevê o Plano Municipal.
“Nossa intenção é ampliar o sistema cicloviário, oferecendo diferentes tipos de ciclovias por todo o município, marcação de cruzamentos, sinalização específica, ciclofaixas de mão dupla e mão única, e zonas de velocidade controlada. Esses são alguns exemplos do que já estamos implantando”, explicou Eduardo Almeida, técnico da Secretaria de Transportes Públicos, Acessibilidade e Mobilidade Urbana.
A prefeitura explicou ainda que o projeto está dentro da mesma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do sistema de redes de transportes coletivos, e que foi aprovado pelos arquitetos e engenheiros da secretaria.
“A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos dentro de 30 dias. E o próximo passo é sinalizar as conexões das ciclovias no centro da cidade”, esclareceu a prefeitura, que acrescentou que a equipe também deu inicio à instalação de guarda corpo nas paradas de ônibus instaladas ao longo da Rodovia Amaral Peixoto, na área do Centro, onde é maior o fluxo de pessoas.
Tunan Teixeira