Mídias Sociais

Cidades

Carapebus e ICMBio estudam criação de áreas de conservação ambiental

Publicado

em

 

 

Bertha Muniz

Durante reunião realizada na semana passada, entre a prefeita de Carapebus, Christiane Cordeiro, técnicos do ICMBio, do INEA, o secretário de Meio Ambiente Lenildo Lamóglia e técnicos da pasta foi sugerida pelo município a criação de Unidades de Conservação (UC) enquanto o órgão estadual propôs – após análise e estudos – a formação de novas áreas. A deliberação final dos locais será feita somente após estudos de viabilidade e levantamentos técnicos da secretaria de meio ambiente e a coordenadora da Pro UC Do INEA, Renata de Souza Lopes.

O chefe substituto do Parque de Jurubatiba, Marcos César informou da importância da ampliação das áreas de amortecimento para preservação do bioma de restinga. A prefeita Christiane Cordeiro durante todo o encontro, lembrou-se da necessidade em investir no meio ambiente e como melhoria na qualidade de vida. "Não estamos pensando apenas em retorno econômico, quando agilizamos ações ambientais. Quando assumimos, a secretaria do Meio Ambiente, assim como outros setores, estavam completamente abandonados. Retomamos ao trabalho, dando ênfase ao ambiente, porque está ligado diretamente à qualidade de vida da população".

Os gestores ambientais acreditam que, há necessidade de quatro a seis meses para que se conclua os estudos sobre a criação das unidades de conservação em Carapebus. A primeira ação já foi tomada com a vinda e a reunião técnica realizada na sede da secretaria e também em visitas na represa da Maricota e na área de amortecimento do Parna Jurubatiba. A gestora ambiental, Maria de Lourdes detalhou que, as primeiras ações já adotadas pela secretaria, além dos estudos preliminares sobre a criação, está sendo o contato com os moradores das áreas em análise, para sensibilizá-los da necessidade de proteger o meio ambiente e a cultura da região.

O secretário Lenildo Lamóglia está satisfeito com os resultados apresentados e têm convicção de que Carapebus está revertendo o quadro de abandono na área ambiental. "A prefeita Christiane é defensora do ambiente e determinou que colocássemos a cidade no eixo ambiental e estamos conseguindo", concluiu Lenildo.

 

Mais lidas da semana