Mídias Sociais

Caderno D

Fiéis católicos celebram nesta quinta-feira (15) Corpus Christi

Publicado

em

 

Confecção de tapetes, procissões e missas serão realizadas em Macaé e Rio das Ostras.

Bertha Muniz e Daniela Bairros

Nesta quinta-feira (15), quando a igreja católica celebra o Corpus Christi, que significa o Corpo de Cristo. Pela tradição dos católicos, é uma festa religiosa que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.  Durante esta festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento que é acompanhada  por multidões de fiéis em cada cidade brasileira.

Em Macaé e Rio das Ostras, fiéis católicos vão participar de uma programação, que terá início na madrugada de quinta-feira com a confecção de tapetes, procissões e missas.

Em Macaé, a missa será às 16h na Praia de Imbetiba, seguida de procissão pelas ruas do centro da cidade e com encerramento na Praça Veríssimo de Melo, com a benção do Santíssimo Sacramento. Serão nove paróquias participando, sendo elas:  São Paulo Apóstolo, São Pedro, São João Batista, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora da Glória, Santo Antônio e São José Operário. Cerca de 650 metros de tapetes ao longo da Avenida Agenor Caldas, na Imbetiba, com os temas: Eucaristia, o Ano Mariano e a Campanha da Fraternidade 2017, serão confeccionados a partir das 06h da próxima quinta-feira.

Logo após o encerramento na Praça Veríssimo de Melo, haverá barraquinhas com comidas típicas e animação com o ministério de música da Paróquia São Paulo Apóstolo.

No ano passado, a celebração de C orpus Christi em Macaé reuniu 1000 pessoas durante a missa e 800 na procissão.

Rio das Ostras

Em Rio das Ostras, o feriado de Corpus Christi  terá confecção de tapetes de sal na Avenida Amazonas, no Centro.

Cerca de 100 tapetes de sal serão confeccionados. As obras serão feitas na Avenida Amazonas, no Centro, a partir das 6h. A tradicional festa católica reúne milhares de pessoas entre moradores e turistas que passam os dias de folga na cidade.

Às 15h será realizada uma missa, em um palco instalado próximo ao Teatro Popular do Município. Em seguida, haverá uma procissão, reunindo padres e fiéis das quatro paróquias de Rio das Ostras. Logo após, haverá show com bandas católicas da cidade.  

No local estarão disponíveis mais de 600 cadeiras e banheiros químicos, ambos também adaptados para cadeirantes.

 

Mais lidas da semana