Interessados devem preencher formulário no site da Prefeitura até setembro
Os cabofrienses poderão participar da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PMU) do município. O plano tem como objetivo desenvolver ações específicas que envolvam todos os usuários das vias públicas: pedestres, ciclistas e condutores de veículos, trazendo melhorias para o ordenamento do trânsito.
Para participar basta preencher um formulário que já está disponível no site da Prefeitura, através do botão “Plano de Mobilidade Urbana – Inscrição”. Nesse formulário o cidadão vai preencher os campos com informações sobre o bairro em que mora ou onde tem interesse de ver melhorias, modo de deslocamento, avaliação da atual situação da mobilidade em Cabo Frio, entre outros. O conceito do PMU se refere às condições de deslocamento da população no espaço geográfico da cidade e aborda temas como acessibilidade, transporte coletivo, infraestrutura viária, entre outros.
Um dos tópicos mais importantes e que vai nortear o Plano é o tópico “Eixos temáticos”, no qual o interessado vai escolher os temas dos quais gostaria de participar nos grupos de discussão. Nesse ponto de preenchimento, os interessados devem considerar os assuntos que mais gosta e tem domínio, podendo escolher até três itens, que serão amplamente debatidos em dias escolhidos pela pessoa inscrita.
Para o secretário de Mobilidade Urbana, Mauro Branco, a participação popular no PMU é fundamental para o sucesso do planejamento.“É importante que a população faça sua inscrição, que tenha interesse em participar do Plano. Ouvir as ideias e as sugestões da sociedade vai agregar muito ao nosso planejamento. O PMU tem várias fases. Os inscritos passarão por um processo de capacitação, com debates sobre a lei de mobilidade e outros temas”, conta o secretário.
Os interessados em participar dos debates do Plano de Mobilidade Urbana e contribuir para o desenvolvimento da cidade com ideias têm até o mês de setembro para se inscrever no site da Prefeitura. A partir daí, acontecerão encontros de capacitação dos inscritos.
A implantação do Plano é uma obrigatoriedade imposta às cidades brasileiras pela Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/2012). O Plano tem prazo para ficar pronto até dezembro de 2019. E em Cabo Frio ele já está sendo desenvolvido. O lançamento aconteceu dia 28 de junho, no auditório da Prefeitura.