Mídias Sociais

Cidades

Cabo Frio tem mais dois ecopontos de coleta de óleo usado

Publicado

em

 

O município de Cabo Frio ganhou nesta semana, mais dois ecopontos de coleta de óleo vegetal usado. Desta vez os condomínios Terramar, localizado no 2º Distrito, e o condomínio Village do Sol, no bairro Palmeiras, foram os escolhidos para receber o ponto de coleta.

Cada unidade de ecoponto é composta por um latão, com capacidade para receber até 100 litros de óleo, que deve ser depositado em garrafas pet. O recolhimento é revertido em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS Verde, para o município, o que aumenta as receitas e, consequentemente, os investimentos no setor do meio ambiente.

Para o coordenador de Meio Ambiente, Eduardo Pimenta, quanto mais ecopontos, menores as chances de poluição de rios, do mar e dos lençóis freáticos. “Uma gota de óleo inutiliza mil litros de água. Quando jogado no esgoto ou em qualquer outro lugar que não seja adequado, pode contaminar uma nascente, o lençol freático e até o mar. O óleo usado coletado pode virar biodiesel e ser reaproveitado”.

A ação é uma parceria entre a coordenadoria do Meio Ambiente e a Auto Viação Salineira. Além dos dois ecopontos instalados nesta semana, Cabo Frio conta com ecopontos instalados no Mercado tropical, no Condomínio Araci dos Santos, na Associação de Moradores da Vila do Sol, na garagem da própria Auto Viação Salineira, na Escola Municipal Evaldo Salles, e nos condomínios Verão Vermelho e Orla 500, no 2º Distrito.

Mais lidas da semana