Mídias Sociais

Cidades

Cabo Frio é incluído no programa Rio de Janeiro a Janeiro do Ministério da Cultura

Thaiany Pieroni

Publicado

em

A cidade de Cabo Frio foi incluída, oficialmente, no programa Rio de Janeiro a Janeiro, do Ministério da Cultura. O reconhecimento veio através do projeto Cultura do Amanhã, realizado através da parceria entre a Fábrica de Música e a Secretaria de Cultura de Cabo Frio. Ele acontece sempre no mês de janeiro com eventos culturais, que têm como objetivo estimular a geração de emprego e renda, além da inclusão a partir da economia criativa, impulsionando o desenvolvimento da cidade.

Segundo o Ministério da Cultura, ao avaliar os eventos, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) levou em consideração o potencial de impacto no turismo, na geração de renda e emprego, na atração de investimento e na inclusão social e o potencial de expansão e de continuidade.

Durante o anúncio, o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, informou que os 617 projetos selecionados poderão captar recursos por meio das leis municipais, estaduais e federais de incentivo.

O programa Rio de Janeiro a Janeiro visa contribuir para a revitalização econômica do estado por meio do apoio à realização de eventos capazes de atrair investimentos e turistas. Segundo estudo da FGV, um incremento de 20% no fluxo de turistas tem um impacto de R$ 6,1 bilhões na economia do estado e gera ao menos 170 mil novos empregos. O Governo Federal vai investir R$ 150 milhões nos eventos selecionados, por meio de patrocínios de empresas estatais e das leis federais de Incentivo.

O impacto cultural, social e econômico de todos os eventos do programa Rio de Janeiro a Janeiro será mensurado pela FGV, que vai acompanhar o desenvolvimento dos projetos, com relatórios trimestrais e uma avaliação final.

 

Mais lidas do mês