A primeiríssima banda de música de Macaé. Um símbolo de resistência, que merece todos os nossos aplausos, diante da grandeza de sua rica história. Assim permanece entre nós, o maior patrimônio cultural da cidade de Macaé, a Sociedade Musical Nova Aurora, que foi criada em 1873 e teve como um dos seus grandes músicos, o ilustre Benedito Lacerda, um dos maiores instrumentistas do nosso país, além de um grande compositor e regente.
Para entender os caminhos que a banda percorreu, precisamos voltar no tempo. Por volta de 1882, aconteceu uma crise social, onde alguns diretores da banda, a deixaram e fundaram a Sociedade Musical Beneficente Lyra dos Conspiradores, que hoje é uma coirmã da Nova Aurora. Ambas seguiram lado ao lado durante todos estes anos, enfrentando inúmero problemas para que a existência das duas continuasse a fazer parte da história de Macaé. Bi Campeã do Estado do Rio, a Nova Aurora, ganhou status ao ser apresentada para o Brasil inteiro como a Banda de Música do Rio de Janeiro.
O tempo passou e quem preside a banda é o Maestro e Diretor Artístico, Hélio Rodrigues, que com seu grande talento, conseguiu revitalizar a banda e adaptá-la aos nossos dias atuais. O Maestro Rodrigues, começou seus estudos na Nova Aurora na classe de trombone, em 1995. No ano seguinte, passou a fazer parte oficialmente da banda e após 12 anos, foi aprovado para estudar na Universidade Federal do Rio de Janeiro e assim teve contato com grandes músicos, formando a sua história na música. Atuou nas principais orquestras do Rio, até chegar ao posto máximo de Maestro da Banda Sinfônica da Sociedade Musical Nova Aurora.
O aniversário oficial da banda foi nesta quarta(08), onde aconteceu a possa da diretoria eleita para o triênio 2016/2019 e no sábado(11), as 18h, haverá um concerto comemorativo com o Maestro Rodrigues e com a participação da Banda Tipo Luau como solista da noite, no Teatro Municipal de Macaé.
Nós, do Caderno D, desejamos que esta belíssima e importante história, permaneça ativa entre nós, e que o grande trabalho, que é revelar músicos de primeira, levar arte ao público e cultivar a parte histórica de Macaé, siga firme e que nos presentei com mais concertos.
Programa de Concerto
*Georges Bizet/Arranjo: Tohru Takahashi
“ Prelúdio da Ópera Carmen “
*Ennio Morricone
“ Moment For Morricone “
*Benny Goodman
“ The King Of Swing”
*Bem E. King/Jerry Leiber/Mike Stoller/Arranjo: Jhonnie Vision
“ Stand By Me “
*Leonard Cohen/Arranjo: Michael Brow
From The Dream Works Motion Pictures SHREK “ Hallelujah ”
*Fher Oliveira/Arranjo: Paulo Rezende
Solista: Banda Tipo Luau
“ Corazón Espinado ”
*Braguinha/Alberto Ribeiro/Arranjo: José Carlos Ligiero
“ Copacabana “
*Zé Rangel/Arranjo: Daniel Martins
Solista: Zé Rangel – Clarineta
“ Chorando em Macaé “
*Chico da Silva/Carlos Batata e Walace Maia/Arranjo: Marcus Almeida
“ Festival de Parintins” - Vermelho/Festa da Ilha Encantada
Banda Sinfônica Nova Aurora
MAESTRO – Hélio Rodrigues
*Flautas: Cristal Donnine, Walyson Santos, Cleyson Ferraz e Márcia Estulano.
*Clarinetas: Zé Rangel; Zé Luiz; Adilson Thomaz; Willian Sikorky; Gabriel Silva; Israel Coutinho; Rute Miranda; Walace Santos e Welington Silva.
*Clarineta Baixo: Allan Pinheiro.
*Sax Alto: Eduardo Bruno; Juliano Salles; Rebeca Gonçalves; Natanael da Silva.
*Sax Tenor: Samuel Daher; Matheus Candido.
*Sax Barítono: Alex Barreto.
*Trompas: Vanderson Veiga, Carlos Augusto; Leonardo Freitas.
*Trompetes: Fábio Corrêa; Valber Moraes; Marlon Nascimento.
*Trombone Tenor: Juliano Nogueira; Josué Machado; Fáio Silva; Wesley Santos e Douglas Marcelo.
*Trombone Baixo: Jéferso C. Povôa
*Euphonium: Jean Elias; Raphael Leite.
*Tuba: Efraim Azeredo; Paulo Henrique.
*Timpanos: Bruno Pinheiro.
*Mallets: Jade Donnine; Marlon Nascimento.
*Percussão: Juliano Oliveira; Francisco Estulano; Victor Morete.
Mariana Abrantes