Mídias Sociais

Caderno D

A música como elemento de educação

Avatar

Publicado

em

 

Desde a Antiguidade, a música acompanha o ser humano de diferentes formas. Sua utilização vai além de embalar festas ou para um momento de relaxamento. Hoje, a ciência comprova que a música tem poder terapêutico, aliviando dores crônicas e até modificando quadros de depressão. E quando a música se torna uma forte aliada na missão de educar? A cidade de Casimiro de Abreu pensou em todo o vasto universo da música e lançou recentemente um lindo projeto que irá beneficiar os pequenos que estão na fase da alfabetização.

O nome que leva esta iniciativa é o Construindo Música, onde através da fabricação de instrumentos musicais com materiais reciclados, a educação ambiental também será trabalhada, além é claro, da estimulação da sensibilidade. Todo este trabalho que apresenta os primeiros caminhos pela música, as crianças irão fabricar e aprender a tocar os próprios instrumentos. Serão 14 escolas beneficiadas, onde cada uma delas terá uma turma com cerca de 30 alunos, o que já dá para prever a extensão do projeto.

Para ajudar no processo, os professores responsáveis irão aprender mais sobre tudo isso na próxima segunda(13), colaborando de forma mais consistente com o projeto. A secretária da pasta de educação está animada com a iniciativa e vê com muito bons olhos todo o trabalho envolvido.  "Com este projeto conseguimos agregar várias experiências e conhecimentos.  Isso é desenvolvimento e conscientização para a vida. É formação cidadã". Comenta Sonia Coêlho.

Para marcar este momento que irá modificar a forma como as crianças irão aprender, um pocket show vai acontecer hoje(10)com o grupo Trincalata, a partir das 9h e também a tarde, as 14:30, na Nova Praça Feliciano Sodré.

Mariana Abrantes

Mais lidas da semana