Mídias Sociais

Caderno D

Escritora de Arraial do Cabo consegue realizar o sonho de levar o seu livro para o maior evento literário das Américas

Avatar

Publicado

em

 

Quem acompanha as edições do Caderno D, provavelmente deve ter lido uma matéria que publicamos sobre uma escritora de Arraial do Cabo, que estava lutando muito para conseguir patrocínio para participar do maior evento literário da América Latina. Pois bem, após uma campanha difícil e muito trabalhosa, Lorena Brites e seu livro Acervo de Palavras, conseguiram e estão de malas prontas para se aventurar no mundo imenso que é a Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Após meses trabalhando pesado a divulgação na internet, Lorena, de apenas 25 anos, vai para a 24ª Bienal, que vai acontecer do dia 26 a 04 de setembro, no Anhembi. Nomes muito conhecidos estarão lá, junto com a escritora, divulgando seus trabalhos como o filósofo Mário Sérgio Cortella, a youtuber Kéfera Buchmann e a best-seller Ava Dellaira. “Em 2015 representei a Região dos Lagos na edição do Rio de Janeiro, foi lá que o meu livro de poesias estourou e espero que em São Paulo não seja diferente”, contou Lorena.

O passaporte está garantido para viajar intensamente pelo mundo dos livros e além disso, uma escala não prevista, vai fazer parte do seu roteiro. “Essa é a primeira vez que sairei do estado do Rio, e fazer o pré-lançamento do meu livro no Patuscada será uma honra, pois desde o ano passado tenho conversado sobre essa possibilidade com o Eduardo Lacerda, dono do espaço e também dono da editora Patuá, e que vem lançando novos nomes na literatura nacional. Tenho certeza que esse evento me trará sorte durante a temporada na cidade”, disse animada a escritora que também irá apresentar sua obra poética num espaço cultural situado em um dos bairros mais tradicionais da capital paulista, a Vila Madalena.

Para quem não acompanhou a saga da representante literária da região dos lagos, tudo começou com o lançamento de uma campanha de financiamento coletivo. A intenção era conseguir algo em torno de R$4 mil. O plano não deu certo, mas Lorena não baixou a cabeça. As redes sociais foram fortes aliadas, e até um bazar na garagem de sua casa, a escritora montou. Tudo pelo motivo que impulsiona a sua vida: os livros.

Dia após dia a também jornalista foi abrindo mais espaço para que mais pessoas pudessem conhecer sua obra e seu projeto. Empresas e empresários ficaram sensibilizados com sua luta e a partir disso, os apoios começaram a surgir. “Empresários, amigos e até desconhecidos me ajudaram. Estou muito feliz em saber que tantas pessoas acreditam no meu trabalho e principalmente incentivam a arte no nosso país. Agradeço a todos que fazem parte da realização deste sonho”, finalizou.

Lorena estará no stand E083 da editora Autografia, expondo seu livro e feliz em poder ter essa grande chance, de mais uma vez, levar o nome de uma das cidades turísticas mais conhecidas do nosso país, a lugares diferentes e que concentram pessoas e profissionais interessados pela literatura brasileira.

Quem quiser saber mais sobre esse projeto muito interessante, basta acessar a página oficial (facebook.com/AcervoDePalavrasLorenaBrites).

Mariana Abrantes

Mais lidas da semana