Mídias Sociais

Caderno D

Ateliê Casa Residência apresenta exposição em Rio das Ostras

Avatar

Publicado

em

 

Mostra será aberta no dia 08 de abril, sábado, às 19h, e faz parte do projeto “O Artista convida”

Daniela Bairros

O Ateliê Casa, em Rio das Ostras, apresenta, no dia 8 de abril, sábado, a partir das 19h, a exposição “Intersubjetividades”, com curadoria de Áureo Guilherme Mendonça, professor Associado da UFF/Rio das Ostras do Curso de Produção Cultural (Teoria e Crítica de Arte) e participação de 24 artistas inseridos no circuito de arte carioca. A mostra faz parte do projeto o Artista Convida, onde os participantes dialogam com dois artistas convidados de Rio das Ostras. A ideia é interiorizar a produção de arte contemporânea do Rio, criar tradição em artes visuais e dinamizar a cena cultural local, além de estimular a produção artística.

A exposição apresenta cerca de 30 obras entre fotos, pinturas, colagens e objetos, que fazem referência à forma de observação, por meio da arte, das mudanças às quais as pessoas estão assistindo no mundo e que só podem realizá-las no decorrer do processo histórico, seja na cultura, na política ou nos movimentos sociais. Por isso, o subjetivo de cada artista em cada trabalho.

“Intersubjetividades” apresenta individualmente e no coletivo o impensado próprio da arte. Cada artista possui a sua individualidade, leva a sua vivência e a sua trajetória. Entretanto, a união entre eles, com as subjetividades características de cada um, se transforma no todo e é o resultado desta junção que o público vai poder ver e perceber na exposição. “

Mais sobre o Ateliê Casa:

O Ateliê Casa Residência é um ponto de arte contemporânea com ênfase na pesquisa, produção e exposição de arte visual. É focado em atividades educativas na forma de workshops, palestras, oficinas e exposições e possui uma parceria com a Universidade Federal Fluminense em pesquisas e projetos na área de Produção Cultural.

Trata-se de um espaço de referência na cena artística de Rio das Ostras, estabelecendo vínculos com outros polos artísticos no país e no exterior, por meio de residências e atividades pedagógicas. Também é um local de reunião para artistas e interessados em arte contemporânea. Desde 2016, promove, além de residências artísticas, exposições em sua galeria com projetos que visam dinamizar a cena cultural da cidade com um diálogo entre artistas do Circuito do Rio e artistas emergentes  locais.

Serviço

Exposição “Intersubjetividades”

Curadoria de Áureo Guilherme Mendonça

Abertura: dia 8 de abril de 2017, sábado, às 19h

Em cartaz até 31 de maio de 2017

Mais lidas da semana