Mídias Sociais

Artigos

Pilates na Gravidez: Método pode amenizar desconfortos e dores

Avatar

Publicado

em

 

O Pilates é um método que estimula o corpo de forma global durante cada exercício, visando aumentando de mobilidade, flexibilidade força e tônus muscular. Porém, muito mais que uma atividade completa, o Pilates é especialmente indicado para mulheres grávidas, principalmente após o terceiro trimestre.

Por ser um método de exercícios de baixo impacto, que não provoca sobrecargas nas articulações, o Pilates é um dos mais indicados na gestação. As séries, criadas especificadamente para as necessidades de cada mulher, são excelentes para fortalecer e tonificar os músculos de todo o corpo, além de ajudar a aumentar a flexibilidade, preparando o corpo da gestante para a chegada do bebê.

Com os músculos mais fortes e firmes, a gestante tende a sentir menos dores nas costas, movimenta-se com maior facilidade e encontra-se com mais disposição para realizar suas atividades do dia-a-dia. Um dos lugares capacitados para todas as necessidades das gestantes é Espaço Lucilo Magalhães, que funciona na Academia Workout, bairro Geribá, em Armação dos Búzios, no interior do Rio de Janeiro. O local leva o nome de seu idealizador, que é fisioterapeuta, especializado em Pilates, RPG e outras modalidades.

Segundo proprietário do espaço, Lucílio Magalhães, o Pilates é indicado pela maioria dos médicos para gestantes, a partir do 3º mês de gestação. Porém, para quem já fazia alguma atividade física antes de engravidar, alguns médicos autorizam antes desse período, mas sempre com orientação e indicação do ginecologista obstetra que acompanha o pré-natal.

“Durante a gestação, o corpo da futura mãe sofre diversas modificações, entre elas alterações das linhas de gravidade que passam pelo corpo devido à projeção da barriga. Isso faz com que os eixos articulares sejam alterados podendo causar desconfortos e dores nas articulações, principalmente na coluna vertebral, quadris e joelhos. O pilates auxilia na prevenção e cuidado com as articulações e ainda alivia o desconforto”, explica Lucílio.

O fisioterapeuta também explica que durante a gravidez o corpo feminino produz um hormônio chamado relaxina que tem como objetivo produzir um amolecimento das articulações o que promove a flexibilidade e facilita o parto.

“Mas essa substância deixa as articulações mais frouxas, o que causa dores e aumenta os riscos de torções e lesões. Além disso, o Pilates também ajuda a fortalecer os músculos pélvicos. E assim, o parto em si, é facilitado pois a futura mãe aprende a controlar a zona pélvica por conta dos exercícios”, informa o especialista.

O Espaço Lucilo Magalhães, funciona na Academia Workout, bairro Geribá, em Armação dos Búzios. E é localizado na Avenida José Bento Ribeiro Dantas 3600. Mais informações no telefone: (22) 99103-2514.

Lucílio Magalhães – é fisioterapeuta, especializado em Pilates, RPG e outras modalidades.

Mais lidas da semana