Mídias Sociais

Artigos

Parabéns Professores

Avatar

Publicado

em

 

Na próxima terça, 15/10, comemoramos o dia dos professores. Os alunos, em sua maioria e eu não era diferente disso, ficam felizes pelo simples fato de não haver aula, mas hoje entendo que se pudesse voltar no tempo, reservaria esse dia só para agradecer e dar o devido valor a estes profissionais que exercem a tarefa de nos ensinar.
A visão que temos do mundo hoje certamente reflete como ele nos foi apresentado pelos pais, amigos e também pelos nossos professores. Os professores de todo Brasil dedicam-se e se esforçam para, apesar das dificuldades, além de ensinar, também nos apoiam a compreender mais sobre cada um de nós. Com eles aprendemos a ter senso crítico, olhar as coisas por uma perspectiva que vai além da que recebemos nas nossas casas, afinal de contas o mundo não é só ela.
Certa vez ouvi uma palestra que dizia que o material humano do professor é o erro. É através dele que o professor identifica a dificuldade do aluno e tem a capacidade de fazê-lo chegar ao acerto pelos seus próprios méritos. Nada mais humano que errar, nada tem mais valor do que evoluir e não cometer mais o mesmo erro. Professores lidam com a nossa humanidade mais genuína e nem sempre é fácil.
Muitos professores estão desenvolvendo doenças e se afastando das atividades. Ansiedade, estresse, dores de cabeça e insônia estão entre os principais problemas que afetam os educadores. Os professores nos apoiam na investigação do complexo universo das emoções e de como lidar com elas, mas quem dá a eles esse suporte?
Valorizar o professor vai muito além de homenagear. Valorizar é cuidar, remunerar de maneira adequada, fortalecer, ouvir, qualificar e priorizar. A educação é transformadora e isso é consenso, mas nenhuma política pública de educação vai avançar sem o professor como protagonista da ação.
Um abraço especial para Rose, minha mãe e professora, e para alguns dos meus professores e professoras que se tornaram grandes amigos: Cintia Almeida, Maria Helena Barros de Algemiro, Ana Maria Selaive, Julio Boldrini, Marcelo Abreu, Jovenito Tavares, Savio Magaldi e o saudoso Zé Augusto.
Daniel Raony
Advogado , Pós-graduado em Gestão de Políticas Públicas e aluno do RenovaBR Cidades.
E-mail: danielraony@hotmail.com
No instagram e no facebook: Daniel Raony

Mais lidas da semana