Quando criou este prato, o chef Guilherme Veiga pensou no jeito clássico em que comia cogumelos em casa. “Comíamos com vinho branco, alho, salsa e um pouco de shoyu no final. Como pra mim, o shoyu mascara o sabor de tudo, eliminei o ingrediente e hoje finalizamos com um bom azeite de trufas” , conta o cozinheiro.
O sucesso de acordo com Guilherme vem da simplicidade e harmonia dos ingredientes: Cogumelos, alho e trufas estão todos próximos nas cadeias gustativas. Uma boa manteiga vai elevar a qualidade da receita e dar a cremosidade necessária para impressionar os amigos em um jantar ou quem sabe, fazer parte de uma bela mesa de aperitivos.
Ingredientes:
200 gr de cogumelos Naturalis* (Shimeji branco ou preto).
80 gr de manteiga de excelente qualidade sem sal
20 ml de azeite extra-virgem
80 ml de vinho branco seco que você beberia
2 dentes de alho finamente picados
Azeite de trufas de excelente qualidade
Salsa para decorar
Pãozinho de fermentação natural pra acompanhar.
1 – Aqueça bem uma frigideira grande.
2 – Adicione a manteiga e o azeite ao mesmo tempo. Abaixe o fogo e cuide para não queimar.
3 – Quando manteiga estiver derretida e espumando, adicione os cogumelos
4 – Tempere com sal e pimenta e nos primeiros segundos, não mexa nos cogumelos. Queremos uma pequena camada dourada em cada um deles.
5 – Adicione o alho picado e comece a mexer a frigideira para que os ingredientes se misturem.
6 – Aumente o fogo novamente e adicione o vinho branco.
7 – Deixe reduzir por no máximo 1minuto, mexa bem e se necessário adicione mais um pouco de manteiga. O líquido deve ser esbranquiçado, uma mistura de manteiga, vinho branco e alho.
8 – Monte o prato, decore com a salsa e algumas gotas de azeite de trufas (não exagere).
*Os cogumelos Naturalis são produzidos na região e estão disponíveis nas feiras de sexta-feira no Pecado e de sábado, no centro da cidade.
Guilherme Veiga é chef de cozinha, formado pela Escola da Arte Culinária Laurent Suadeau e já estagiou em restaurantes como o Olympe, do chef Claude Troisgros. Atualmente comanda o Petit Petit, um container denominado um “bar de vinhos com boa comida” na entrada da Lagoa, em Macaé.