Prefeito Marcelino Borba (PV) conversa com representantes do Conselho Municipal de Saúde sobre propostas da gestão para o setor na cidade
Ex-secretário de Saúde na gestão do ex-prefeito Carlos Augusto Balthazar (MDB), o novo prefeito de Rio das Ostras, Marcelino Borba (PV), reencontrou, na última quarta-feira, 18, os membros do Conselho Municipal de Saúde.
O prefeito aproveitou para apresentar a nova equipe da Secretaria de Saúde, incluindo a nova secretária, Lenise Pedrosa, que assumirá a presidência do Conselho tão logo seja publicado decreto do prefeito para este fim.
Em sua primeira semana de governo, o novo prefeito ouviu as reivindicações e sugestões dos conselheiros, dentre as quais estavam a retomada de projetos como o Saúde na Escola e o Saúde do Trabalhador, solicitações que foram bem recebidas pelos gestores.
Marcelino aproveitou o encontro com os conselheiros para reforçar algumas de suas propostas de melhorias para a Saúde, bem como defender a participação de toda a sociedade na construção das políticas públicas para o setor.
Entre as melhorias anunciadas pelo prefeito estavam, a abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas até o fim do ano, a aquisição de mais medicamentos para a rede municipal, o conserto do tomógrafo, a ampliação do número de consultórios do Pronto-Socorro (PS), e a melhora na estrutura do Hospital Municipal.
O prefeito disse ainda que é necessário melhorar o sistema de transporte de pacientes para realização de exames e outros procedimentos, por meio da Coordenadoria de Controle, Avaliação e Auditoria (Coga), além de revelar que a nova gestão irá avaliar a viabilidade de manter os postos de saúde do Mar do Norte, Cantagalo e Rocha Leão funcionando em regime de 24 horas.
Durante a reunião, Marcelino anunciou ainda o objetivo de abrir processo seletivo para agentes comunitários de saúde, mas a prefeitura não informou se o aumento do quadro seria feito através de contratos temporários ou de concurso público.