Mídias Sociais

Política

Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio mantém cassação de Pezão e Dornelles

Publicado

em

 

 

Decisão sobre futuro do Governo do Estado do Rio fica a cargo do Tribunal Superior Eleitoral

Tunan Teixeira

 

Em decisão publicada na última quarta-feira, 29 de março, o Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro (TRE-RJ) manteve a cassação aos mandatos do Governador do Estado do Rio, Pezão (PMDB), e de seu vice, Francisco Dornelles (PP), por crimes de corrupção e abuso de poder.

Na última semana, a defesa do governador tentou reverter a decisão do dia 8 de fevereiro, que torna os dois políticos inelegíveis por 8 anos, mas não conseguiu convencer os membros do Tribunal, que mantiveram a cassação.

“Com isso, a cassação do governador e do vice-governador foi mantida, mas somente produz efeito após o trânsito em julgado, ou seja, quando não cabe mais recurso, de acordo com o artigo 257, parágrafo 2º, do Código Eleitoral”, explicou o TRE-RJ, lembrando que ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na sessão plenária de 8 de fevereiro, que cassou os mandatos do governador e de seu vice, tornando-os inelegíveis por 8 anos, o TRE-RJ firmou entendimento de que, o abuso de poder econômico e político ficou configurado uma vez que o Governo do Estado do Rio concedeu benefícios financeiros a empresas como contrapartida a posteriores doações para a campanha do então candidato Pezão e de seu vice.

Na mesma decisão, a Corte Eleitoral fluminense determinou que fossem realizadas eleições diretas para o Governo do Estado do Rio, que viu aumentar a pressão sobre suas principais nomes com a citação do Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), Jorge Picciani (PMDB), em investigações da Lava Jato, também na última semana.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana