Mídias Sociais

Política

Produto Interno Bruto brasileiro tem nova queda em janeiro, recuando em 0,3%

Avatar

Publicado

em

 

 

Índice foi feito pela Fundação Getúlio Vargas em comparação com janeiro de 2016

Tunan Teixeira

 

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou nesta segunda-feira, 3 de abril, nova queda do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que representa a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, e que recuou 0,3% em janeiro, em comparação com o mesmo período do ano passado.

A informação foi publicada pelo Monitor do PIB, da FGV, e a queda foi de 0,06% na comparação com dezembro. Segundo a FGV, no trimestre encerrado em janeiro, também houve quedas: de 0,22% na comparação com o trimestre encerrado em outubro de 2016, e de 1,1% em relação ao trimestre que terminou em janeiro de 2016.

Na comparação com o trimestre encerrado em janeiro de 2016, os principais destaques positivos foram os setores de extrativa mineral (7,5%) e eletricidade (5,7%).

Ainda de acordo com os dados, os principais setores que contribuíram para a queda de 1,1% do PIB, foram os setores da construção (-6,5%) e dos transportes (-5,1%).

Pelo lado da demanda, o consumo das famílias caiu 2,6% no trimestre que acabou em janeiro deste ano, na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior. Já a formação bruta de capital fixo (investimentos) teve queda de 3,9% no período.

 

Fonte: Agência Brasil

Mais lidas da semana