Mídias Sociais

Política

Prefeitura de Macaé lançará Macaé App

Avatar

Publicado

em

 

Da redação

Como foco na modernização da gestão pública, a Prefeitura de Macaé, por meio do Laboratório de Inovação em Gestão Pública – Inova Macaé, vinculado à Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento, lançará nos próximos dias o “Macaé APP”.

Sob a premissa de construir um governo 4.0 e aproximar a relação cidadão e gestão pública, foi criado o “Macaé APP”, um aplicativo de celular que oferece diversos serviços ao cidadão.

No aplicativo, é possível realizar várias atividades, como enviar reclamação e negociação online junto ao Procon, pesquisar o endereço e as informações de diversos setores administrativos e participar de consultas online para fortalecimento do processo democrático.

Pelo “Macaé APP”, será possível realizar agendamento de serviços públicos diretamente pelo celular, sem a necessidade de o cidadão se deslocar presencialmente aos órgãos públicos como acontece hoje, gerando economia de tempo e recursos aos munícipes.

Para fortalecer o controle social dos atos públicos, o cidadão terá acesso a dados abertos e transparentes, como a escala de trabalho dos agentes públicos e as gravações em tempo real do HPM Online, que passará a ser disponibilizada no “Macaé APP”.

Além disso, é possível também enviar ocorrências sobre temas de zeladoria urbana. Nesse ícone, por exemplo, o cidadão poderá tirar foto de uma árvore caída na rua e solicitar que a prefeitura a retire.

Os usuários do “Macaé APP” poderão ainda consultar o itinerário dos ônibus, conhecer a relação de patrimônio histórico municipal, visualizar os processos seletivos existentes no município, verificar vagas de empregos e se atualizar sobre as notícias municipais.

Os cidadãos que baixarem o “Macaé APP” receberão notificações push, uma espécie de alerta sobre comunicações importantes para a cidade. Com essa função, os cidadãos saberão com antecedência se alguma rua foi interditada ou se setores administrativos mudaram de endereço.

Em cumprimento ao princípio de legalidade e a fim de garantir a segurança jurídica do aplicativo, será publicado nos próximos dias o Decreto Municipal que regulamentará a matéria para os diversos órgãos públicos municipais.

Mas não é só isso, a inovação desse projeto não está somente na tecnologia em si, o que já é de grande valia. Isso porque a ideia surgiu coletivamente por meio dos alunos do curso de pós-graduação em gestão pública que oferecido gratuitamente aos servidores públicos municipais e realizado com professores voluntários.

Em uma atividade complementar ao curso, com parceria da Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento e da Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior, cerca de noventa servidores realizaram pesquisa etnográfica junto ao cidadão com o objetivo de saber quais as funcionalidades eram as mais importantes para a realidade específica do município de Macaé.

Nas oficinas realizadas, foram utilizadas ferramentas inovadoras de gestão pública, como o design thinking¸ que constrói políticas públicas levando-se em consideração os anseios do cidadão e o SCRUM, um método inovador de gestão de equipes para gerar resultados.

A partir desse modelo único no país foi possível construir uma rede de cooperação em gestão pública local em formato de tríplice hélice: mercado, governo e universidades unidos para gerar resultados.

O saldo dessa trajetória é a construção de uma tecnologia ofertada ao cidadão sem que se houvesse a realização de licitações e contratações externas, tendo em vista que toda a tecnologia produzida partiu do conhecimento compartilhados pelos servidores públicos municipais, por parceiros e apoiadores.

A versão de teste será publicada nos próximos dias e as funcionalidades serão agregadas ao “Macaé APP” progressivamente e em parcerias com as demais Secretarias Municipais.

Crédito: Divulgação

 

Mais lidas da semana