Mídias Sociais

Sem categoria

Prefeitura de Macaé anuncia abertura das inscrições para o programa municipal o Bolsa Atleta

Publicado

em

 

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do programa municipal do Bolsa Atleta 2021, destinado para atletas e paratletas moradores de Macaé, a partir dos 12 anos de idade, que representem o município em competições oficiais e estejam em plena atividade esportiva.

Principal pauta de seu mandato como vereador, entre 2017 e 2020, o processo seletivo foi finalmente anunciado pelo secretário de Esportes de Macaé, Marvel (REDE), que reforçou a importância a retomada do Bolsa Atleta municipal.

“A bolsa tem o objetivo de dar apoio ao desenvolvimento do atleta, ajudar com os custos de alimentação, inscrições, passagens para as competições. Tudo isso tem um custo alto para os atletas que estão indo representar da melhor forma a nossa cidade nos grandes eventos esportivos. Retornarmos com essa lei é um grande avanço para Macaé”, defendeu o secretário.

Criado em 2006, o programa municipal do Bolsa Atleta estava suspenso, e foi uma das grandes bandeiras defendias por Marvel em seu mandato como vereador na Câmara Municipal na última legislatura.

Entre os documentos necessários para fazer a inscrição do Bolsa Atleta 2021, estão cópia de documento de identidade e CPF e do comprovante de residência; foto 3x4 atualizada; declaração de frequência em instituição de ensino para atletas estudante ou em idade escolar; atestado médico que o habilite para prática esportiva original atualizado nos últimos 6 meses; declaração do atleta ou do responsável, se menor de 18 anos, de que não recebe qualquer tipo de patrocínio de pessoas jurídicas, públicas ou privadas; e declaração de que não recebe salário de entidade de prática desportiva.

Além disso, os inscritos devem apresentar também uma declaração da entidade de prática desportiva que ateste que o atleta está vinculado e em plena atividade esportiva; integra a seleção nacional da modalidade esportiva; integra o ranking nacional da modalidade esportiva; tomou parte em competição esportiva de âmbito nacional, estadual e regional nos últimos 2 anos; tenha participado da última edição de campeonatos mundiais, Jogos Pan Americanos e Jogos Olímpicos; encontra-se convocado para participar da próxima edição de campeonatos mundiais e/ou dos Jogos Olímpicos; participa regularmente de treinamento para futuras competições nacionais ou internacionais.

Ainda é necessária outra declaração, da entidade nacional de administração do desporto, como federações, confederações ou ligas esportivas, que comprovem que o atleta está regularmente inscrito junto a elas; mantém vínculo com a respectiva entidade estadual de administração do desporto; e que o atleta participou de competição esportiva de âmbito regional, estadual, nacional ou internacional dos últimos 2 anos a qual está pleiteando a bolsa, e qual colocação obteve na competição.

Por fim, os inscritos precisarão apresentar também um Plano Esportivo Anual, contendo plano de treinamento, objetivos e metas esportivas durante o ano de recebimento do benefício correspondente à modalidade esportiva; comprovação de renda; cópia do contrato bancário ou do cartão bancário em nome do atleta ou paratleta.

“Os interessados devem levar a documentação até o dia 22 de outubro, das 9h às 16h, na sede da Secretaria [de Esportes], localizada na Rua Vereador Djalma Sales Pessanha, 591, Novo Botafogo. A bolsa varia entre 500 reais e 1.500 reais”, explicou a prefeitura.

A documentação necessária e os critérios que serão utilizados para a seleção dos atletas contemplados estão disponíveis no edital 343, publicado no diário oficial da prefeitura de Macaé, que pode ser acessado pelo site oficial do município.

Mais lidas da semana