Mídias Sociais

Sem categoria

Maioria na população da região, mulheres e negros têm pouca representatividade entre candidatos

Avatar

Publicado

em

 

Cada vez a representatividade de grupos étnicos e sexuais vem sendo discutida em todas as esferas nacionais, além de tomar as páginas da imprensa e das redes sociais. E com a aproximação das eleições municipais do próximo dia 2 de outubro, o tema chegou definitivamente à política nas cidades da Região dos Lagos e do Norte Fluminense.

Entre as candidaturas registradas no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas cidades de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Carapebus, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, Rio das Ostras e São Pedro da Aldeia, já são 2.412 candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador.

Embora sejam maioria na população brasileira, segundos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mulheres e negros não têm tantas representatividade quando o assunto é o número de candidatos. Números esses que ainda apontam para um perfil do político que tem predominância masculina, branca e é de faixa etária entre 30 e 60 anos.

Dos 2.412 candidatos, apenas 854 são mulheres, o que representa 35,4% das candidaturas. Muito abaixo da média feminina quando o assunto é número de eleitoras, por exemplo, quando as mulheres são maioria em quase todas as cidades, com exceção de Carapebus, onde elas representam 49% dos eleitores do município.

E a mesma coisa acontece com os negros. Segundo as informações do site do TSE, apenas 304 candidatos se declararam negros, o que representa apenas 12,61% das candidaturas da região, contra 27,8% de pardos (670 candidatos) e 55,25% de brancos (1.332 candidatos).

Outra curiosidade é a pouca representatividade da juventude entre os candidatos com pedidos de registro no TSE nas cidades da região. Dos 2.412 candidatos, apenas 182, ou seja, menos 8%, possuem menos de 30 anos de idade.

As cidades da região com maior representatividade feminina nestas eleições são Arraial do Cabo e Quissamã, onde as mulheres representam 33% do número de candidatos, e as que têm menos, são Conceição de Macabu, Macaé e São Pedro da Aldeia, com apenas 30%. Já entre os negros, a que tem maior representação é Conceição de Macabu, onde 17% dos candidatos se declararam negros, enquanto a que tem menos representatividade é Arraial do Cabo, onde os negros representam apenas 4% dos candidatos.

Tunan Teixeira

Mais lidas do mês