Mídias Sociais

Sem categoria

Em menos de 24 horas depois de anúncio do prefeito, Macaé atinge meta de 125 mil pessoas vacinada contra a febre amarela

Avatar

Publicado

em

 

Neste domingo, Prefeito Dr. Aluízio agradeceu à população e aos servidores pela meta atingida em menos de uma semana

Tunan Teixeira (Colaborou Bertha Muniz)

 

Nesta segunda-feira, 20, a Prefeitura de Macaé anunciou, através da sua Secretaria de Saúde, que atingiu a meta de 125 mil pessoas vacinadas contra a febre amarela. O anúncio foi feito em menos de 24 horas depois do Prefeito Dr. Aluízio (PMDB) agradecer à população da cidade e aos servidores pelo resultado da campanha.

Segundo a secretaria, o número representa 70% da população apta a tomar a vacina no município, e que foi imunizada em tempo recorde.

“É hora de agradecer. Cerca de 110 mil pessoas já foram vacinadas em Macaé. Então a gente tem uma cidade mais segura naquilo que toca o controle da febre amarela. Obrigado por tudo. Obrigado a todo servidor, todo pessoal da FeMASS (Faculdade Miguel Ângela da Silva Santos), aos motoristas que foram em Niterói inúmeras vezes por dia, a você, que soube, com paciência, esperar o tempo de demora, a você que soube superar o tempo na fila. E pedir desculpas por todas as nossas filhas porque foi um fato novo, inusitado, e foi um aprendizado para todo mundo. Mas a gente venceu. A gente superou. Obrigado por tudo”, disse o prefeito, em vídeo publicado em sua página no Facebook, neste domingo, 19.

A campanha de vacinação em Macaé começou na última terça-feira, 14, após a confirmação da primeira fatalidade pela febre amarela, em Casimiro de Abreu. Depois de buscar reforço da vacinação junto ao governo do estado, Dr. Aluízio intensificou a campanha de imunização, ampliando para 24 horas por dia desde a noite da última quarta-feira, 15, quando a campanha que se espalhou por todas as cidades da Região dos Lagos e Norte Fluminense.

Segundo a Secretaria de Saúde e Macaé, a partir desta segunda-feira, até que uma nova remessa de doses seja enviada pelo governo do estado, a estratégia da pasta será a aplicação mediante senha, com duzentas senhas por turno, às 8h e às 14h (confira o box).

 

Prevenção – Mas o combate à febre amarela não se resume apenas à campanha de vacinação, já que a doença é transmitida através do mesmo vetor que a dengue, a chikungunya e a zika, o mosquito Aedes aegypti.

Para continuar o trabalho de prevenção à proliferação do mosquito, 90 agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Macaé continuarão com as ações em 10 bairros, sendo uma localidade da região serrana.

Segundo a prefeitura, os serviços consistem em visitas domiciliares, vedação de depósitos de armazenamento de água, eliminação de criadouros e tratamento com larvicida, além de orientação com distribuição de material informativo.

“Até sexta-feira, 24, os agentes irão intensificar estas ações nos bairros Visconde de Araújo, Centro, Jardim Vitória, Nova Malvinas, Vale dos Cristais, Praia da Barra, Lagomar, Vila Badejo, Riviera Fluminense e Arraial do Sana. Já nos bairros, Novo Cavaleiros, Barra de Macaé, Virgem Santa, Botafogo, Centro, Nossa Senhora da Glória e Imboassica serão reforçadas as inspeções e realizada a aplicação de inseticida de ação residual nos depósitos em pontos estratégicos através de bomba pulverizadora, além de tratamento mecânico e químico”, explicou a prefeitura.

O governo municipal acrescenta ainda que, para fazer o controle do mosquito na forma adulta, será realizada a pulverização com carro fumacê em regiões consideradas críticas, como a Nova Malvinas (terça-feira, 21) e o Lagomar (entre quarta, 22, e sexta, 24).

 

BOX: Confira os locais e horários para entrega das senhas de vacinação contra a febre amarela e os turnos de cada unidade:

Pronto Socorro da Imbetiba: manhã às 8h (200 senhas) / tarde às 14h (200 senhas). R. Américo Peixoto, 310, na Imbetiba.

Pronto Socorro do Aeroporto: manhã 8h (200 senhas) / tarde às 14h (200 senhas). R. Curunhango, 46, no Parque Aeroporto.

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Lagomar: manhã 8h (200 senhas) / tarde às 14h (200 senhas). Avenida José Ferreira Machado, s/n, no Lagomar.

Hospital da Serra, no Trapiche: manhã 8h (200 senhas) / tarde às 14h (200 senhas).

Mais lidas da semana