Mídias Sociais

Sem categoria

Confraternização para comemorar a retirada de estacas do Píer de Búzios aconteceu no último sábado

Avatar

Publicado

em

 

Há quase dois anos, no dia 01 de julho de 2014, Agentes da Coordenadoria de Combate aos Crimes Ambientais da Secretaria estadual do Meio Ambiente (Cica) com ajuda policial retiram cerca de 20 estacas de 15 metros no Píer dos Ossos, na Praia da Armação, em Búzios.

As estacas estavam no local por dez anos para serem usadas na ampliação do Píer da Marina Porto Veleiro, que faz o receptivo de turistas que chegam a Búzios em transatlânticos.

A Polícia Militar foi acionada para retirar as embarcações que estavam em meio às estacas para impedir que elas fossem retiradas por um guindaste contratado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Pescadores da colônia de Búzios soltaram fogos para comemorar a retirada das estacas.

A retirada das estacas sempre foi uma exigência dos moradores, e no último sábado, dia 04, os pescadores se reuniram para comemorar as retiradas das estacas do local. As estacas atrapalhavam as embarcações a partirem, que tinham que dar algumas voltas para chegarem em alto mar.  O prefeito André Granado esteve no local da confraternização com outras autoridades da cidade.

O secretário de Meio Ambiente de Búzios, Fábio Dantas, disse que a prefeitura apenas deu apoio à operação do Inea, mas lembrou que a retirada das estacas do Píer dos Ossos era um pedido antigo dos moradores de Búzios e principalmente dos pescadores tradicionais,“a operação é o ponto final de uma briga antiga na cidade. Além do aspecto legal, as estacas provocavam um impacto muito danoso à paisagem de um dos pontos mais visitados de Búzios, entre as praias da Armação e dos Ossos”, falou.

Mais lidas da semana