Mídias Sociais

Sem categoria

Campos dos Goytacazes discute monitoramento por câmeras em Audiência Pública

Avatar

Publicado

em

 

Evento foi realizado pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro

 

 

Tunan Teixeira

O Prefeito de Campos dos Goytacazes, Rafael Diniz (PPS), parece cada vez mais comprometido com a implantação do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) no município.

Após uma Audiência Pública realizada nesta semana, realizada pelo Ministério Público do Estado do Rio (MP-RJ), por meio da 2ª Promotoria de Investigação Penal (2ª PIP) de Campos e da 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania de Campos, para debater o tema, o prefeito anunciou que irá apresentar uma planilha de custos para a implantação da central até o dia 18 de abril.

A audiência serviu para a apresentação da Central de Monitoramente de Volta Redonda, que servirá como parâmetro para a instalação do sistema de vigilância em Campos. Segundo o MP-RJ, a partir da entrega das planilhas pelo prefeito, deverá ser realizada outra Audiência Público para discussão do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

De acordo com a promotora de Justiça Renata Felisberto Chaves, da 2ª PIP de Campos, a implantação do sistema de vigilância era uma reivindicação antiga da comunidade campista, devido ao aumento da criminalidade no município.

“O Ciosp é uma alternativa que oferece os recursos necessários para que os órgãos de segurança pública possam executar suas atividades de forma mais qualificada e eficiente, prevenindo ações delituosas e auxiliando a investigação criminal com recursos tecnológicos de última geração”, explicou Renata Felisberto.
O projeto prevê não só a instalação de câmeras, mas também a integração entre os órgãos de segurança e a prefeitura, proposta que também foi defendia pela promotora Maristela Faria, da 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania de Campos, que ressaltou a união dos órgãos de segurança como fundamental para que a iniciativa dê certo.

Mais lidas da semana