Mídias Sociais

Destaque

PM discute segurança em áreas turísticas de Macaé

Publicado

em

 

Pensando na retomada econômica em meio à crise causada pela pandemia da Covid-19, o Conselho de Segurança Pública de Macaé iniciou a aproximação com entidades representativas do setor do turismo para tratar de assuntos relacionados as áreas turísticas e medidas para elevar a segurança nesses locais.

Nesta quinta-feira (5), o diretor do Conselho de Segurança Patrick Moraes, esteve reunido com o comandante do 32º BPM, tenente-coronel Fábio Corrêa e o representante do polo gastronômico, Vitor Neves.

Durante o encontro os presentes discutiram as características de alguns pontos turísticos de maior visitação no município e medidas que podem ser adotadas para melhoria da segurança pública e foram apresentados dados estatísticos de produtividade e indicadores criminais.

Um planejamento específico para atendimento as demandas do setor será realizado pelo Conselho de Segurança Pública junto com a Polícia Militar, entre os principais pontos deste plano será a busca por parcerias com instituições públicas e privadas para promover a capacitação de policiais militares e guardas municipais para atuação nas áreas turísticas, a atuação integrada com a guarda municipal, policiamento de proximidade e comunicação social.

Para o Diretor do Conselho de Segurança, Patrick Moraes, a capacitação dos policiais e guardas municipais será o primeiro passo desse planejamento.

"Vamos buscar firmar parcerias com instituições públicas e privadas para promover a capacitação dos profissionais de segurança pública da região para promover um atendimento especializado aos frequentadores das áreas turísticas de nosso município".

Parcerias para o emprego de uma Unidade de Policiamento Móvel nessas áreas também serão buscadas pelo Conselho.

"A ideia é termos um trailer para servir de apoio as atividades da polícia militar e guarda municipal, o trailer possibilita uma atuação dinamizada acompanhando a demanda" concluiu Patrick.

O comandante do 32°BPM, Tenente-coronel Fábio Corrêa, afirmou que com base nas informações apresentadas o policiamento preventivo nos locais de maior fluxo de circulação de pessoas será feito de forma imediata e que buscará integração com a Guarda Municipal e Mobilidade Urbana.

"Vamos intensificar o patrulhamento nessas áreas e iremos adotar estratégias de policiamento de proximidade como forma de aumentar a sensação de segurança dos frequentadores desses locais, além de buscar atuar em conjunto com outros órgãos para obtermos resultados mais efetivos". finalizou o comandante.

Este ano o Conselho de Segurança já promoveu diversos encontros de trabalho com os gestores da Polícia Rodoviária Federal Polícia Federal, Policia Civil, Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM), Polo Gastronômico, Câmara Municipal, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Centro de Referência Especializado em Atendimento à População de Rua, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Conselho Tutelar e Conselho Municipal de Defesa do Direito da Criança e Adolescente (CMDDCA).

Mais lidas da semana