Agentes do órgão iniciam a ação em abril, nos moldes da Operação Lei Seca.
As vistorias nas ruas realizadas pelo Detran-RJ terão o nome Operação Detran Seguro e seguirão um protocolo previamente definido para avaliar somente o estado de sete itens: pneus, lataria, vidros, películas, placas de identificação, farol, comandos de seta e vão aferir os gases poluentes.
São menos itens do que havia na vistoria anual, extinta definitivamente pela Lei 8269/18, que era feita nos postos. Agentes do órgão iniciam a ação em abril, nos moldes da Operação Lei Seca. As ações serão filmadas por câmeras ligadas online a uma central de monitoramento. Essa medida é para garantir à população a integridade da operação. São menos critérios dos que os usados pela vistoria anual do Detran realizada nos postos, que foi extinta pela Lei 8269/18.
“A vistoria veicular anual acabou. Mas precisamos manter os nossos agentes nas ruas, fazendo a verificação dos itens obrigatórios para garantir segurança para a população. As ações também vão atuar de forma preventiva. O objetivo é termos um trânsito cada vez mais seguro”, explica o presidente do Detran, Luiz Carlos das Neves.