Mídias Sociais

Segurança Pública

Corpo de Bombeiros inicia Operação Verão 2018 nas praias da região

Publicado

em

 

Quarteis de Macaé e Cabo Frio estão entre os 4 que mais efetuaram de salvamentos marítimos em 2017 em todo o estado. 

O Corpo de Bombeiros iniciou nesta semana a Operação Verão 2018 nas praias da Região dos Lagos e Norte Fluminense. A media vale para todo o estado. Até março, mais de 1,3 mil guarda-vidas atuarão em revezamento nas praias da orla fluminense, o que significa um reforço de 50% no efetivo.

Em Macaé, houve uma solenidade na Praia dos Cavaleiros, no Posto 2, na manhã de ontem (28). Ao término da solenidade houve um simulado de afogamento com resgate feito pelos Operadores de Embarcações de Resgate para o público presente. De acordo com o comandante das Atividades e Salvamentos Marítimos dos Bombeiros, coronel Sérgio Luiz Coutinho Vincenzi, a conscientização dos banhistas é de grande importância para evitar riscos de afogamentos.

– Até início do mês de novembro deste ano, contabilizamos 26.875 socorros realizados nas praias do estado. É um número bem grande quando se pensa em risco de morte. Precisamos de uma conduta consciente para que o lazer não se transforme em acidente. A população pode contar com a nossa orientação, se preocupando em obedecer a sinalização. Na dúvida, a recomendação é não se expor ao risco, procurando um guarda-vidas antes de entrar na água – ressaltou o oficial.

O 9º Grupamento de Bombeiros Militar (9º GBM), em Macaé, ficou em 4º lugar no ranking de salvamentos marítimos no estado em 2017, com 2.619 salvamentos, considerando os dados recolhidos até a primeira semana de novembro.  O quartel de Macaé é responsável, além do local de origem, pelos seguintes municípios: Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu e pelo distrito de Rocha Leão.

Já o 18º GBM (Cabo Frio), ficou em segundo lugar no ranking de salvamentos marítimos, com 5.592 salvamentos, atrás apenas do 3º GMar (Copacabana), na capital, que  realizou 9.036 salvamentos em 2017. A frente do 9º GBM (Macaé) lideram o ranking de salvamentos, 3º GMar (Copacabana): 9.036 salvamentos , 18º GBM (Cabo Frio): 5.592 salvamentos e 4º GMar (Itaipu): 3.472 salvamentos.

Os banhistas devem procurar locais onde há posto de salvamento e também respeitar as placas de correnteza e perigo. Evitar entrar no mar depois de ingerir bebida alcoólica e também após longa exposição ao sol, sem antes adaptar o corpo à temperatura da água. Os pais e responsáveis devem ter um cuidado especial com as crianças. Não desviar a atenção um só instante. Vale identificá-las com nome e telefone para contato.

Autor: Bertha Muniz

Foto: Reprodução Facebook- Guarda-Vidas/Macaé-Rio das Ostras


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana