Mídias Sociais

Destaque

Campos dos Goytacazes aparece no ranking das 50 cidades mais violentas do mundo

Bertha Muniz

Publicado

em

Município do Norte Fluminense ficou na 45º posição, com média de 37,53 homicídios a cada 100 mil habitantes.

O município de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, está entre as 50 cidades mais violentas do mundo. A conclusão é dos pesquisadores da ONG mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal, que avaliou a violência em todas as cidades do mundo em 2017.

A lista da ONG é baseada no número de homicídios por 100 mil habitantes e analisa municípios com mais de 300 mil pessoas. O ranking foi publicado na última semana.

A cidade do Norte Fluminense ficou na 45º posição, com média de 37,53 homicídios a cada 100 mil habitantes.  No Brasil, Campos ficou atrás de cidades como Natal, Fortaleza, Recife, Salvador, Porto Alegre e Macapá, no quesito mortes violentas.  O fator mostra uma leve recuperação da segurança pública no município, se comparado à anos anteriores.

Em 2015, na mesma pesquisa, Campos estava na 39ª posição, com taxa de 36,16 homicídios para cada 100 mil habitantes. Já em 2016, a cidade saltou para a 19ª posição, com uma considerável elevação no número de mortes causadas pela violência. Fora, 56,45 homicídios para cada 100 mil habitantes. Grande parte desses homicídios estão ligados a brigas de facções rivais, associado ao tráfico de drogas.

Algumas explicações para este aumento estão diretamente ligadas a concentração de renda. A pesquisa aponta que, caso boas oportunidades de emprego fiquem restritas a uma parcela da sociedade, a população marginalizada acaba sendo incentivada a entrar no mundo do crime.

Outra questão pontuada pelos pesquisadores é que a circulação de dinheiro na cidade também atrai coisas ruins, como o tráfico de drogas e outros mercados ilícitos, além de estimular a migração desordenada.

Os números alarmantes refletem o caos da violência no município. De acordo com as estatísticas do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP) ao todo foram registrados 272 homicídios em Campos no ano de 2016, 97 a mais que em 2015, quando foram contabilizados 175 ocorrências do tipo. Os dados de 2017 ainda não foram divulgados pelo ISP.

Mais lidas do mês