Mídias Sociais

Saúde

Unamama realiza Dia M da mamografia neste sábado (15) em Macaé

Publicado

em

 

A UNAMAMA promove neste sábado, dia 15, o dia M da mamografia. As 53 mulheres encaminhadas pela instituição serão atendidas no Instituto de Medicina Nuclear gratuitamente. A Cruz Vermelha Macaé fez uma triagem entre as mulheres atendidas pelo órgão em Macaé e direcionou para Unamama. Os exames foram adquiridos através de ações em parceria com as empresas Baker, Ocyan, Colégio Atlântico, Restaurantes participantes do Circuito Gastronômico 2021. O Instituto de Medicina Nuclear,empresa escolhida após avaliação dos preços, irá disponibilizar dois mamógrafos para a ação do dia M.

A criação do dia M, dia da Mamografia, objetiva chamar atenção da sociedade para a importância da prevenção do câncer de mama. Infelizmente já existem registros de que com os dois anos de pandemia provocada pela Covid 19 e agora pelo Ômicron, as mulheres não fizeram as mamografias e demais exames preventivos, aumentando a taxa de mortalidade e Câncer de mama em estágio avançado .

Os exames de mamografia e ultrassonografia doados pela UNAMAMA são comprados com os recursos provenientes das ações realizadas durante o Outubro Rosa.  No ano passado, os funcionários da empresa Baker se mobilizaram e compraram 53 mamografias. Outra atividade foi o Circuito Unamama de Gastronomia onde, em um final de semana, 16 restaurantes doaram 10% da venda dos pratos selecionados, para compra de mamografias e ultrassonografias.

A programação do Outubro Rosa envolveu ainda palestras compradas pela empresa Ocyan e Colégio Atlântico, cuja renda foi revertida para compra de exames e atividades praticadas no acolhimento das assistidas pela instituição .
A mamografia serve para identificar lesões, nódulos, assimetrias e diagnosticar precocemente o câncer de mama. Estima-se que de uma a cada dez mulheres desenvolvem o câncer de mama em algum momento da vida.

Realizar a mamografia na periodicidade indicada pelo médico especialista permite que 95% dos casos sejam diagnosticados com maiores chances de cura. Apesar de silenciosa e perigosa, carente de ser mais conhecida, discutida e divulgada, o câncer é uma doença que tem cura total, se tratada no início.

A UNAMAMA possibilita apoio para as mulheres após a doença. O espaço possui uma sala para atendimento e acolhimento;  e um espaço holístico onde são oferecidas oficinas gratuitas de meditação, artesanatos e apoio psicológico terapêutico. A UNAMAMA tem também como missão possibilitar às mulheres macaenses a se capacitarem para ter uma profissão .

Entre as atividades estão os cursos de capacitação na área do empreendedorismo feminino e o funcionamento ( já na fase de compra dos equipamentos ),de uma cozinha para capacitar  mulheres que desejam ser empreendedoras na área gastronômica. Todos os profissionais envolvidos com a causa são voluntários.

As mulheres que necessitarem de ajuda devem entrar em contato com a instituição que funciona no Centro Comercial Magdá Garcia, sala 202, Avenida Rui Barbosa, 435 (altos da loja Ponto Frio), centro de Macaé. O zap é (22) 999923283, e-mail unamamabr@gmail.com e as redes sociais @Unamama_unida.  Ajude a divulgar a instituição, seja um parceiro voluntário e siga através das redes sociais.

Mais lidas da semana