Mídias Sociais

Saúde

Hemolagos está mais uma vez com baixo estoque de sangue

Thaiany Pieroni

Publicado

em

O banco de sangue de Cabo Frio – Hemolagos está novamente com baixo estoque de sangue. Lembrando que a unidade, apesar de ser sediada em Cabo Frio, atende aos nove municípios da Baixada Litorânea e com a proximidade do feriado da Semana Santa, a situação fica ainda mais preocupante.

De acordo com a administração do espaço, as tipagens mais utilizadas pelo centro, que abastece cerca de 25 unidades da região, são A e O positivo. Contudo, a maior necessidade, atualmente, é de material do tipo O negativo, o chamado coringa, uma vez que serve para todas as pessoas. E todos os outros tipos também são bem vindos.

Esta semana, uma campanha para o show da dupla sertaneja Simone e Simaria alavancou as doações, já que quem doasse receberia um ingresso para a apresentação das cantoras, que acontece no próximo dia 30 no Espaço de Eventos de Cabo Frio. Mas ainda não foi o suficiente. Segundo o diretor, para manter o estoque num nível seguro seriam necessárias 18 doações por dia, que totalizariam 540 bolsas por mês.

“Mais importante do que qualquer campanha que a gente faça é a conscientização da sociedade de que é preciso fazer das doações um hábito. As campanhas são importantes, claro, mas resolvem situações de momento. As doações regulares fazem com que o estoque seja mantido num nível seguro para atendermos tanto demandas de rotina quanto acidentes ou maior volume de pessoas na cidade”, explicou Marcelo Paes, diretor da unidade.

Ele explica ainda que qualquer pessoa pode doar, desde que atenda a alguns requisitos básicos, como idade entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos só podem doar na presença de pais ou responsáveis. O doador deve apresentar um documento oficial com foto, estar bem alimentado e possuir boas condições de saúde. Além disso, não pode ter sido submetido à cirurgia recente, nem feito endoscopia ou tatuagem ou piercing há menos de seis meses em locais que tenham liberação da Vigilância Sanitária. Em espaços que não tem permissão do órgão de saúde para funcionar nas situações descritas anteriormente, a pessoa deve esperar um ano para doar sangue.

As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. a unidade está localizada na Rua Barão do Rio Branco, 88, no bairro Paisagem. Mais informações pelo telefone (22) 2644-5076.

Lembrando que os homens podem doar sangue a cada 60 dias, no máximo quatro vezes por ano. Já as mulheres, a cada 90 dias, até três vezes ao ano. Em uma doação, são retirados de 450 a 500 mililitros de sangue, de acordo com o peso da pessoa. Esta quantidade um organismo saudável repõe em, no máximo, 15 horas.

Mais lidas do mês