Localidades como Aroeira e NUAN (Núcleo de Atenção à Mulher e à Criança) estão sendo sobrevoadas
Daniela Bairros
Um drone está auxiliando no mapeamento a possíveis focos do mosquito da dengue em Macaé. Localidades como Aroeira e NUAN (Núcleo de Atenção à Mulher e à Criança) estão sendo sobrevoadas nesta semana.
Segundo o coordenador administrativo do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Flávio Paschoal, as imagens feitas pela aeronave, remotamente manuseada, são registradas para que um planejamento adequado na realização das ações seja feito.
Nesta semana, os agentes de endemias, durante inspeção aos canais da Aroeira e visita às casas do entorno, vão conscientizar também sobre a prevenção aos focos de mosquitos transmissores da dengue, zika vírus e febre chicungunha.
Desde abril, quando a campanha se intensificou em Macaé, vários bairros receberam equipes de combate à dengue que antes foram monitoradas por imagens, sendo eles: Centro, Parque Aeroporto, Miramar, Visconde de Araújo e Aroeira. O Centro de Convenções e o Parque de Exposição também foram mapeados pelo drone. No período, foram identificadas 32 caixas d’água sem tampa e 12 piscinas, além de terrenos baldios que foram vistoriados, bem como casas abandonadas.
No início do mês, o LIRAa (Levantamento Rápido de Índice Aedes Aegypti) apontou redução nos casos de dengue em Macaé. Desde o início deste ano até agora, 99 casos foram registrados na cidade, enquanto que no mesmo período de 2016, foram 1.267 notificações.
O mapeamento com drone em bairros da cidade está sendo feito por meio de uma parceria com a empresa DM Imagens Aéreas.
Crédito: Ana Chaffin