Primeira etapa aconteceu no mês de julho e imunizou 610 alunos contra HPV e 128 contra Meningite C
Com o retorno das aulas, o município de Cabo Frio inicia nesta semana, a segunda etapa da vacinação contra o HPV Quadrivalente e a Meningite C nas escolas municipais. A ação realizada em parceria entre as Secretarias de Educação e de Saúde tem como objetivo vacinar o maior número possível de jovens contra as doenças.
De acordo com a superintendente municipal em Saúde, Lucy pires, a vacina contra o HPV protege os adolescentes contra as verrugas genitais, câncer de pênis, garganta e reto, além de prevenir o câncer de colo de útero nas mulheres. “Agora a vacina contra HPV para meninos é a partir de 11 até 14 anos, 11 meses e 29 dias. Já a faixa etária das meninas é de 9 a 14 anos, 11 meses e 29 dias, administrada em duas doses com seis meses de intervalo”, lembrou a superintendente.
Além do HPV, a vacina contra a meningite C que já era oferecida para crianças foi estendida para adolescentes de 12 e 13 anos, 11 meses e 29 dias para ambos os sexos e é necessária apenas uma dose da vacina. “A mudança ocorreu devido ao grande número de casos em adolescentes. A meningite tem uma rápida evolução e muitos sabem que com frequência leva à morte”, acrescentou.
Lembrando que para receber a vacina, é necessária a apresentação do Termo de Autorização, que é distribuído pela direção das escolas, assinado pelo responsável para a vacinação. “É de extrema importância que os alunos apresentem a autorização para aplicação da vacina, pois, caso contrário, não poderemos realizar o procedimento”, ressaltou a Secretária de Educação Laura Barreto. A vacinação vai acontecer de acordo com um calendário criado pelo Departamento de Saúde Coletiva e informado nas unidades.
Durante a primeira etapa, que aconteceu durante o mês de julho, foram imunizados 610 alunos contra HPV e 128 contra Meningite C. A campanha será encerrada em 29 de agosto. Já a segunda dose será aplicada em janeiro de 2018.