Mídias Sociais

Saúde

Araruama realiza V Campanha contra Verminose, Tracoma e Hanseníase nas escolas municipais

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

Começa nesta quinta-feira, 29, a V Campanha contra Verminose, Tracoma e Hanseníase nas escolas municipais de Araruama. A ação, que tem como público-alvo os alunos de 5 a 14 anos de idade, visa esclarecer sobre os sinais e sintomas e ensinar a se proteger dessas doenças, favorecendo o diagnóstico precoce e o tratamento imediato.

De acordo com a prefeitura, nesta campanha os alunos serão medicados contra os vermes, para melhorar o desenvolvimento físico e mental; Examinados para o Tracoma e, se necessário, tratados, pois esta doença, se não tratada, pode levar à cegueira; E avaliados para identificação de casos suspeitos de Hanseníase.

Para isso as crianças levarão para casa uma ficha de autoimagem, que deve ser preenchida pelos pais ou responsáveis das crianças, afim de identificar sintomas característicos da doença de Hansen. Os alunos serão examinados, caso seja necessário, serão encaminhados à unidade de saúde, para exames e acompanhamento.

 

 

Sobre as doenças - O Tracoma é uma doença oftálmica, que afeta os olhos: conjuntiva, córnea e pálpebras, levando a uma inflamação crônica. A etiologia é bacteriana, uma variedade da Chlamydia trachomatis, uma bactéria gram-negativa, que leva a uma hipertrofia dos folículos, hipertrofia papilar e formação de um pannus, podendo resultar na formação de uma cicatriz corneâna e até em cegueira.

A Hanseníase, comumente conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen, que lesiona os nervos periféricos e diminui a sensibilidade da pele. Geralmente, o distúrbio ocasiona manchas esbranquiçadas na pele.

A Verminose é uma infecção intestinal provocada por agentes específicos, conhecidos como parasitas, especialmente endoparasitas (parasitas que habitam o interior do organismo do hospedeiro). Esta é uma doença frequente e afeta adultos e crianças, de todas as idades, ambos os sexos e todas as classes sociais. Suas consequências podem resultar em prejuízos à saúde do paciente, podendo levar a óbito. A contaminação ocorre de diversas formas, mas a mais comum é por meio da ingestão de alimentos ou água contaminada ou através da pele quando há pequenos ferimentos.

 

 


 

Mais lidas do mês