Mídias Sociais

Política

Vereador traz números expressivos que combatem críticas ao atendimento das UPAs de Macaé

Publicado

em

 

Unidades de Pronto Atendimento da cidade foram municipalizadas em 2015

 

 

Tunan Teixeira

Na sessão da Câmara Municipal de Macaé desta quarta-feira, 2 de agosto, o vereador Neto Macaé (PTC) usou seu tempo do Grande Expediente para calar as críticas a um dos principais alvos da oposição da cidade.

Desde que foram municipalizadas em 2015 por iniciativa do Prefeito Dr. Aluízio (PMDB) e do então Secretário de Saúde, Dr. Pedro Reis, quando encerraram os contratos com a Organização Social (OS) responsável pela gerência das duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), da Barra de Macaé e do Lagomar, as unidades sempre foram alvos dos vereadores de oposição na Câmara.

Mas nesta quarta, Neto Macaé trouxe números expressivos sobre os benefícios que já começaram a ser sentidos pela população com a municipalização das unidades, que, de acordo com o parlamentar, atenderam mais de 20 mil pessoas nas mais diversas especialidades oferecidas pelas duas unidades. E isso apenas no mês de junho.

“Muitos criticam, dizendo que o prefeito não investe em saúde, mas investe sim, e investe muito. Durante o recesso (parlamentar), nós estivemos com o nosso gabinete nas ruas, atendendo as demandas da população e visitando unidades de saúde e levantamos alguns dados que comprovam o quanto o prefeito se preocupa e investe na saúde da nossa cidade”, falou Neto Macaé.

Conforme relatou o vereador, foram 7.174 atendimento na UPA da Barra, enquanto 13.777 atendimentos foram feitos na UPA do Lagomar, totalizando 20.951 atendimentos prestados à população apenas no mês de junho.

Além disso, o vereador contou também que, durante as visitas que fez às unidades no período do recesso parlamentar, conseguiu levantar também dados sobre outro grande problema apontado pela oposição na cidade, que são as marcações e realizações de exames das unidades de saúde da prefeitura.

Segundo Neto Macaé, somando apenas as duas unidades, em junho deste ano, foram realizados mais de 5 mil exames de imagem, sendo 719 na UPA da Barra e 4.633 na UPA do Lagomar,  além de 401 exames laboratoriais realizadas na unidade da Barra de Macaé.

Outros dados importantes trazidos pelo parlamentar se referiam aos atendimentos clínicos, de ortopedia, e de pediatria, que, somados apenas o mês de junho, ajudaram a 15.153 pacientes que procuraram as duas unidades. De acordo com o vereador, foram 928 atendimentos de ortopedia na UPA do Lagomar, que atendeu também mais 5.945 atendimentos clínicos, e 2.271 atendimentos pediátricos, enquanto a UPA da Barra atendeu 4.417 pacientes clínicos e outros 1.592 pacientes que precisavam de atenção pediátrica.

“Logo mais, em outra oportunidade, eu vou trazer para esta Casa os números dos atendimentos de outras unidades de saúde, e os números de atendimentos das UPAs nos primeiros 6 meses desse ano, só para vocês verem o quando são importantes essas unidades. Para se ter uma ideia, muito se fala dos exames da nossa cidade, que a gente sabe que não está perfeito, mas a prefeitura está trabalhando. Nós temos 7 unidades hoje que realizam exames de imagem em todo município. Sabemos que existe uma crise, e esperamos que essa crise passe e que venha a bonança, mas a prefeitura está trabalhando para ajudar a população”, concluiu Neto.

Foto: Igor Faria

 

 


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana