Mídias Sociais

Política

Vacinação da 2ª dose da CoronaVac acontece em Macaé nesta quinta e sexta-feira, dias 29 e 30, para idosos entre 67 e 65 anos

Avatar

Publicado

em

 

Mesmo com os atrasos e baixa quantidade de doses distribuídas pelo Plano Nacional de

Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Macaé confirmou seu calendário semanal de vacinação, que prevê a aplicação da 2ª dose da CoronaVac para idosos com idade entre 67 e 65 anos que já tomaram a 1ª dose da mesma fabricante.

Segundo o município, a vacinação dessa faixa etária acontece nesta quinta-feira, 29, para idosos com 67 anos, e nesta sexta-feira, 30, para idosos com 66 e 65 anos, graças à prefeitura seguir as orientações da Secretaria Estadual de Saúde de reservar as doses das vacinas enviadas pelo PNI, respeitando os prazos definidos pelos fabricantes das vacinas Coronavac e Oxford/AstraZeneca.

De acordo com o governo municipal, mais de 16,3 mil pessoas já receberam a 2ª dose em Macaé, através da estratégia de vacinação definida pela Secretaria de Saúde, seguindo as orientações dos governos estadual e federal.

“Macaé está utilizando as doses conforme o envio dos lotes do Governo do Estado, que define a divisão entre as doses 1 e doses 2. Até o momento, o município não registrou déficit na campanha de imunização contra a Covid-19 (sigla, em inglês, para Coronavirus Disease 2019) por seguir sempre as orientações da Secretaria Estadual de Saúde ”, explicou a gerente de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde, Elenice Sales.

A gerente de Vigilância em Saúde lembra ainda que os idosos que perderam as chamadas para a aplicação da 2ª dose podem ser vacinados na Casa da Vacina ou em um dos postos de vacinação em dias de campanha de 2ª dose, desde que a vacina aplicada no dia seja do mesmo fabricante.

Para receber a 2ª dose da vacina, tanto nos postos de vacinação quanto na casa da Vacina, é necessário apresentar comprovante da 1ª dose, documento de identificação com foto e o código QR Code, gerado no ato do cadastramento, impresso.

Segundo o calendário divulgado na última segunda-feira, 26, a vacinação acontece das 8h30 às 12h, nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Imbetiba, Fronteira, Lagomar, Botafogo, Visconde, e Praia Campista, na região central, e do Sana, do Frade, da Bicuda, de Trapiche, de Glicério, de Areia Branca, e de Córrego do Ouro, na região serrana, além do Pronto Socorro do Parque Aeroporto, no sistema presencial, e da Cidade Universitária, apenas no sistema drive thru.

Mais lidas da semana