Mídias Sociais

Política

Vacinação contra o coronavírus começou nesta quinta-feira, 18, para idosos acima dos 85 anos

Avatar

Publicado

em

 

A Prefeitura de Macaé iniciou, nesta quinta-feira, 18, a vacinação contra o coronavírus de idosos com mais de 85 anos em vários pontos da cidade, tanto na região central quanto na região serrana do município.

O procedimento de vacinação segue as diretrizes estabelecidas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, que estabeleceu 4 grupos prioritários para cada fase da vacinação em todo território nacional.

Em Macaé, as equipes de vacinação estão atuando no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, na Cidade Universitária, na Escola Municipal José Augusto Abreu, onde funcionava a antiga Casa da Criança, no Hospital Público Municipal da Serra (HPMS), em Trapiche, e na Unidade da Estratégia Saúde da Família (ESF) do Sana.

A imunização prossegue nesta sexta-feira, 19, também na modalidade drive thru, em que os idosos passam pelo local de vacinação, recebem a 1ª dose da vacina, e deixam o local, tendo o mínimo contato com os profissionais de Saúde.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Lisa Chagas, alerta sobre a importância dos familiares ou dos próprios idosos fazerem o cadastro no site da prefeitura para facilitar a vacinação nos pontos estratégicos onde estão atuando as equipes de imunização.

“Pedimos para que a pessoa traga impresso o QR Code para agilizar o atendimento. Outro ponto importante é que, na hora do cadastro, existe a opção de idoso acamado. A equipe da Saúde vai até a residência para realizar a imunização. Nessa etapa, é bom lembrar que não existe ‘prioridade da prioridade’; todos que estiverem no local de vacinação antes do fechamento, serão devidamente imunizados”, explicou Lisa Chagas.

A coordenadora informou ainda que os idosos que perderem os dias de vacinação, não precisam se preocupar, pois o município já tem registrados no site 1.150 idosos, e o município possui doses suficientes para fazer a vacinação de todos.

De acordo com a Secretaria de Saúde, neste sábado, 20, será realizado o Dia D de Vacinação contra o coronavírus, que acontecerá também em modalidade drive thru, das 8h às 12h, com a aplicação da vacina no Centro de Especialidades Dona Alba, no Centro, e no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, em São José do Barreto.

Apesar das equipes da Secretaria de Saúde estarem disponíveis nos locais de vacinação para a realização do cadastro, a pasta alerta para que as pessoas façam o cadastro pelo site da prefeitura de maneira online antes de ir aos pontos de vacinação, pois a realização do procedimento no local pode tornar o atendimento mais demorado.
“Os idosos que fizerem o cadastro antecipado devem levar, no dia da vacinação, comprovante de residência e documento de identidade com foto. Para aqueles que optarem por realizar o cadastro no polo fixo, além da documentação citada, é obrigatória, também, a apresentação do CPF. É importante enfatizar que idosos que não possuem comprovante de residência podem levar uma declaração do proprietário do imóvel no qual ele reside. Idosos acamados ou restritos cadastrados na Estratégia Saúde da Família (ESF), receberão a dose em domicílio de forma automática entre os 3 dias destinados a esse público. Já os que não possuem cadastro, é necessário que seja feito o procedimento no site da Prefeitura de Macaé, ou que algum familiar possa ir até um dos polos fixos de imunização para realizar o cadastro, pois, somente dessa forma, a Secretaria de Saúde terá os dados do idoso para proceder com a imunização”, detalhou a pasta.

Mais lidas da semana