Mídias Sociais

Cidades

TSE explica porque cidades da região ainda aparecem sem registros de candidaturas

Avatar

Publicado

em

 

Nesta quarta-feira, 17, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou uma comunicado explicando porque algumas cidades do Estado do Rio de Janeiro ainda não aparecem com seus candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador no site que registra os pedidos de candidatura para as eleições municipais deste ano.

Segundo o TSE, o problema se deu porque o site do órgão está passando por manutenção e por isso, não vem sendo atualizado com a mesma frequência com que vinha sendo antes do fim do prazo para o registro das candidaturas, no último dia 15 de agosto.

Na Região dos Lagos e no Norte Fluminense, as cidades de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Carapebus, Quissamã, Rio das Ostras e São Pedro da Aldeia ainda não têm candidatos cadastrados no site, o que está provocando algumas dúvidas na população e em parte da imprensa, conforme explicou a assessoria do TSE.

“Outros jornalistas já ligaram para o TSE pedindo essas explicações e por isso, foi emitido esse comunicado no site, explicando os motivos pelos quais o site não está sendo atualizado com a mesma frequência”, explicou a assessoria.

 

Panorama – Nas cidades que aparecem no sistema do TSE, porém, já é possível conhecer todos os candidatos que concorrerão aos três cargos do Executivo e do Legislativo municipal, no pleito que acontece no próximo dia 2 de outubro.

3. Eleições Araruama - Marcelo Figueiredo

Prefeito de Araruama, Miguel Jeovani (ao centro), confirmou sua candidatura à reeleição ao lado da esposa, a deputada Márcia Jeovani (à esquerda), na convenção que reuniu PMDB e DEM. (Foto: Marcelo Figueiredo)

Em Araruama, serão 327 candidatos a vereador e 5 concorrentes à prefeitura. Entre os candidatos ao Executivo, a maioria já é bem conhecida da população, como os atuais prefeito e vice-prefeito, Miguel Jeovani (PMDB) e Anderson Moura (PP), e o ex-prefeito André Mônica (PSB), que disputarão o pleito com Norberto (PV) e Lívia de Chiquinho (PDT), esposa do também ex-prefeito, Chiquinho da Educação (PDT).

4.1 Panorama Eleitoral (CF - Dr. Adriano) - Reprodução

Em Cabo Frio, o vereador Dr. Adriano (REDE), terá como vice a ex-secretária municipal, Cristiane Fernandes (PRP). (Foto: Reprodução).

Em Cabo Frio, a desistência do Prefeito Alair Corrêa (PP) em disputar a reeleição abriu caminho para uma enxurrada de candidaturas à prefeitura. Além dos 341 candidatos a vereador, serão 6 candidatos disputando o comando da gestão municipal neste ano.

Na cidade, o vereador Dr. Adriano (REDE) concorrerá com os deputados Janio Mendes (PDT) e Marquinho Mendes (PMDB), além de Dr. Paulo César (PSDB), Cláudio Leitão (PSOL) e Carlos Augusto Felipe (PHS).

4.1 Panorama Eleitoral (Casimiro - Fabinho Kiffer) - Reprodução

O nome de Fabinho Kiffer (de verde claro) foi na convenção do PSC como candidato do governo. (Foto: Reprodução)

Outra cidade que aparece com um grande número de candidatos à prefeitura municipal é Casimiro de Abreu, que terá 6 candidatos na disputa, além dos 155 candidatos a vereador. Na disputa majoritária, concorrem o ex-prefeito Paulo Dames (PSB), o vereador João Medeiros (REDE). Completam a lista o candidato do governo, Fabinho Kiffer (PSC), André Menta Rio (PMN), Professor Fabiano (PSOL), e Wagner Henringer (PR).

4.1 Panorama Eleitoral (Macabu - Kódia) - Reprodução

Em Conceição de Macabu, o vereador Kódia (PSB) é um dos 6 candidatos à prefeitura da cidade. (Foto: Reprodução)

Em Conceição de Macabu, a disputa às vagas do Legislativo terá 140 nomes, enquanto 6 candidatos disputarão os votos dos eleitores na corrida pela prefeitura da cidade. Entre eles, estão o atual prefeito, Cláudio Linhares (PMDB), o vereador Kódia (PSB), bem como Ercino (PEN), Dr. José (PSDB), Maurício da Amorosa (PCdoB), e Túlio Gabriel (PPS).

Já em Macaé, são 328 candidatos que disputarão as 17 cadeiras da Câmara Municipal, e apenas 4 candidatos a prefeito. Todos 4, porém, já são figuras conhecidas da população, e já possuem experiência em cargos do poder público municipal e até federal, como é o caso do atual prefeito, Dr. Aluízio (PMDB), que concorrerá à reeleição neste ano.

3. Eleições Macaé - Igor Faria

O Prefeito de Macaé, Dr. Aluízio (ao centro), confirmou de sua candidatura à reeleição na convenção do PMDB. (Foto: Igor Faria)

Assim como em Araruama, Macaé também terá nas urnas a disputa entre o prefeito e o vice, já que o atual vice-prefeito, Danilo Funke (REDE), tenta chegar ao comando da administração municipal depois de muitas divergências políticas com o atual governo. Completam a disputa os vereadores Chico Machado (PDT) e Igor Sardinha (PRB).

As demais cidades da região devem ter seus candidatos confirmados tão logo o TSE realize a manutenção do site, o que, segundo a assessoria de comunicação do Tribunal, deve acontecer ainda nesta semana.

Tunan Teixeira

Mais lidas da semana