Mídias Sociais

Destaque

Tribunal de Contas do Estado do Rio determina redução de tarifa do transporte público em todo estado

Publicado

em

 

Decisão vale para todos os prefeitos do estado, exceto Marcelo Crivella, e também para o Governador Pezão

 

Foto: Igor Faria

 

Tunan Teixeira

 

Os prefeitos de 91 municípios do Estado do Rio de Janeiro, além do Governador Pezão (PMDB), vão receber comunicados do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) determinando que seja feita a revisão do cálculo das tarifas de transporte público.

A decisão foi tomada pelo plenário da Corte de Contas na última quinta-feira, 22, depois da aprovação do voto do conselheiro substituto Marcelo Verdini Maia e anunciada pelo TCE-RJ nesta terça-feira, 27.

“A alteração tarifária de transportes públicos coletivos, a fim de reduzir seu valor, é de interesse de toda a sociedade fluminense e a manutenção injustificada de preços superiores aos realmente devidos é de difícil reparação aos cidadãos efetivamente lesados”, diz o conselheiro substituto.

Em seu voto, Marcelo Verdini Maia relata ainda um processo em que foi apreciado um comunicado do Ministério Público Estadual (MP-RJ) alertando para a edição de leis federais que promoveram uma desoneração fiscal nas cobranças de PIS e Cofins para empresas de transporte público coletivo.

“Desta forma, quem não levou a nova legislação (leis 12.860/13, 12.783/13 e 12.844/13) em consideração para fins de cálculos de atualização tarifária terá que inserir os descontos nas planilhas”, informou o TCE-RJ.

Segundo o Tribunal, o conselheiro substituto ainda determinou o envio de ofício para a Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp) e para a Secretaria Geral de Controle Externo do TCE-RJ, solicitando que seja avaliada a possibilidade de que o assunto seja inserido no Plano Anual de Atividades de Auditoria Governamental.

“Se, de fato, é direito do concessionário a revisão de cláusulas financeiras em caso de aumento da carga tributária, é inequívoco que ele deverá suportar a redução de sua remuneração, com respectivo impacto no valor da tarifa, por força do decréscimo do valor dos tributos incidentes sobre a atividade”, finalizou Marcelo Verdini Maia.

Com a decisão do TCE-RJ, a arrecadação de Macaé pode ganhar um importante reforço, já que, no município, a prefeitura mantém um programa social que subsidia a passagem dos ônibus municipais em troca da manutenção da passagem a 1 real para a população.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana