Com atuação na Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) marcada por forte oposição ao governo Pezão (MDB), Marcelo Freixo (PSOL) também teve deferida sua candidatura para a disputa por uma das vagas na Câmara Federal
Última no Sudeste a divulgar os primeiros resultados de julgamentos dos pedidos de registro de candidaturas visando as eleições gerais, que acontecem em 1º turno no dia 7 de outubro deste ano, a Justiça Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro deferiu os 2 primeiros pedidos de candidatos ao Governo do Estado.
Dos 12 candidatos que entraram com pedido junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ), 2 já têm garantidos seus nomes nas urnas para a disputa do Palácio Guanabara, sede do governo estadual.
São eles Dayse Oliveira (PSTU) e Indio da Costa (PSD), que registrou apenas “Indio”. Formando chapas “puro sangue”, como se chamam as chapas compostas por candidatos do mesmo partido, os 2 candidatos ao Governo do Rio também tiveram seus vices com pedidos de registro deferidos, respectivamente, Pedro Vilas-Bôas (PSTU) e Zaqueu Teixeira (PSD).
Os demais candidatos seguem com seus pedidos aguardando julgamento, segundo o site divulgacandcontas.tse.jus.br, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde a população pode acompanhar as propostas, os números, e as coligações de todos os candidatos a presidente, vice-presidente, governador, vice-governador, senadores, e deputados federais e estaduais.
Nesta quarta-feira, 5, também foram divulgados pelo site os nomes dos primeiros candidatos a deputado federal com pedidos de registro deferidos pela Justiça Eleitoral, sendo 5 do PRTB, 16 do PSOL, 9 do PSD, 9 do PSDB, 3 do PPS, 3 do DEM, 1 do PSC, 2 do PTB, 2 do MDB, e 15 do SD.
Desses, destacam-se os nomes do empresário Celso Barros (DEM), ex-presidente da Unimed, ex-patrocinadora do Fluminense; do candidato a prefeito de Carapebus derrotado nas eleições municipais de 2016, Bernard Tavares (PSD); além de Luciana Boiteux (PSOL) e Marcelo Freixo (PSOL), derrotados nas eleições para a Prefeitura do Rio em 2016, na chapa que tinha Freixo como candidato a prefeito e Luciana como vice.
O TRE-RJ também deferiu os primeiros pedidos de registro de candidatos a uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), sendo 27 do PT, 1 do SD, 52 do PROS, 6 do PDT, 12 do PR, 39 do PSDB, 21 do MDB, 5 do PPS, 2 do PSD, 2 do NOVO e 1 do PSOL.
Nesta quarta-feira também foram divulgados os primeiros candidatos com pedidos de registro indeferido no Estado do Rio. São eles Moisés da Luta (PPL) e Robson Paes (PR), candidatos a deputado federal; e Napoleão, o Imperador (PHS) e Wilson Três Fontes (PROS). Os demais candidatos no estado seguem aguardando julgamento.