Mídias Sociais

Política

Trânsito em trecho da Avenida Rui Barbosa, em Macaé, terá interrupção a partir da próxima segunda-feira, 2 de setembro

Avatar

Publicado

em

 

A Prefeitura de Macaé informou nesta sexta-feira, 30 de agosto, que o trânsito na Avenida Rui Barbosa na altura do sinal do viaduto da Praia Campista, será interrompido na próxima segunda-feira, 2 de setembro.

O motivo da intervenção no trânsito da avenida, segundo o governo municipal, é a troca de um tubo da rede de água pluvial de, aproximadamente, 12 metros de cumprimento, permitindo apenas o tráfego em sistema de “siga e pare” por algumas horas, já que a expectativa da Secretaria de Infraestutura é de concluir os trabalhos no mesmo dia.

A prefeitura lembra que o trânsito no local já havia sido interrompido para troca de manilha, após a identificação de vazamento de água, nesta semana, na quarta e quinta-feira, dias 28 e 29 de agosto.

“A orientação para os condutores é que evitem a região. A opção para quem vem do Parque de Tubos e Cavaleiros em direção ao Centro é seguir pela Linha Vermelha ou Linha Verde”, alertou a gestão do município.

Também nesta sexta, a prefeitura anunciou que a linha T 23 S – Terminal Lagomar x Cavaleiros (Firmas) iniciará a próxima semana com alteração do itinerário nos 2 sentidos, segundo informações da Secretaria de Mobilidade Urbana.

“Essa medida foi solicitada pelo órgão público à empresa concessionária para melhoria aos usuários do transporte público nos acessos ao Hospital Público Municipal (HPM), ao Fórum, à Defensoria Pública e à Câmara Municipal”, justificou a pasta.

Já a partir deste sábado, 31 de agosto, o itinerário atual será ampliado e passará a vigorar, em regime experimental, e a expectativa da Mobilidade Urbana é que a mudança passe a funcionar, de forma efetiva, a partir da próxima segunda.

A linha T23 S tem como itinerário a Linha Azul, Rotatória do Obelisco (Trevo das Bandeiras), Linha Verde, seguindo até os Cavaleiros, e depois, fazendo o caminho de volta pelo mesmo trajeto.

Com a ampliação, o itinerário passará a ser, Linha Azul, Rodovia Christino José da Silva Júnior (RJ-168) sentido BR-101, Rodovia Christino José da Silva Júnior (RJ-168) sentido Aroeira, Linha Verde, Cavaleiros, e só então retornando fazendo o caminho de volta pelo mesmo trajeto.

 

Sinalização – A Mobilidade Urbana aproveitou ainda para divulgar o trabalho que a pasta vem fazendo para reforçar a sinalização horizontal das vias do município, com uma tecnologia inovadora.

“Inovando nesse processo, o município está instalando, pela primeira vez, o adesivo elastoplástico nas vias da cidade. Esse material tem a finalidade de causar maior impacto visual aos condutores, melhorando o campo de visão, pois funciona como uma placa instalada no pavimento, facilitando o entendimento”, explicou a prefeitura.

Nesta sexta, os trabalhos foram realizados na Avenida Rui Barbosa e na unidade do Centro Municipal de Atendimento Especializado ao Escolar (Cemeaes) do Centro, com a colocação de adesivos de estacionamento para deficientes, e também em uma área escolar, no bairro Novo Cavaleiros.

“A aplicação desse material adesivo está sendo priorizada em áreas próximas às escolas, visando aumentar a segurança, e em locais onde é preciso reforçar limite de velocidade de 30 quilômetros (30 Km), além de áreas destinadas ao estacionamento de pessoas com deficiência. Na Avenida Amaral Peixoto, na descida do morro de Sant’Anna, próximo ao Colégio Municipal Ancyra Pimentel, já foram instalados adesivos elastoplásticos de limite de velocidade e área escolar”, revelou o município.

Para o secretário de Mobilidade Urbana, Carlos Roberto Lima Oliveira, o resultado se assemelha a uma placa instalada diretamente no asfalto, proporcionando, segundo ele, uma melhoria na sinalização do trânsito da cidade.

“O impacto visual é ressaltado como se fosse uma placa instalada no pavimento, facilitando o campo de visão para os condutores, ampliando essa sinalização. O objetivo é que esse novo equipamento garanta mais segurança, principalmente para os pedestres”, comentou o secretário.

A Mobilidade Urbana ressalta que os tipos de adesivo elastoplástico utilizados na sinalização horizontal em Macaé são de área escolar, regulamentação de velocidade da via de 30 Km, semáforo à frente e estacionamento para deficientes.

“Esse material é visualmente direcionado aos motoristas que têm a visão real da sinalização e não para os pedestres. O laminado elastoplástico adesivo é fornecido em faixas, símbolos, letras e números, obtendo efeitos visuais eficazes para a sinalização horizontal, com excelente adaptação às superfícies lisas ou texturizadas, sejam pavimentos asfálticos, concreto, paralelepípedos ou pré-moldados (poliédricos)”, esclareceu a pasta.

Mais lidas da semana