Mídias Sociais

Política

Semana do Pescado em Macaé terá 11 pratos especiais dos restaurantes do Polo Gastronômico dos Cavaleiros

Publicado

em

 

Começa nesta quarta-feira, 1 de setembro, a Semana do Pescado em Macaé, que vai até o próximo dia 15, com uma programação, que é nacional, e que tem o objetivo de estimular o consumo do pescado e contribuir para a cadeia econômica do segmento.

A ideia da campanha, que chega à sua 18ª edição em 2021, nasceu no extinto Ministério da Pesca e Aquicultura, que atualmente é apenas uma secretaria dentro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Apesar de ser promovida pelo setor privado, em Macaé a prefeitura tem um papel importante graças ao Mercado Municipal de Peixes, que comercializa grande variedade de peixes, crustáceos e outros frutos do mar, sempre frescos, para os consumidores, restaurantes e comércios da cidade e da região.

De acordo com o município, o espaço, bem como o Anexo Hamilton Rodrigues Mansur, segue protocolos que garantem a qualidade dos produtos, de acordo com as normas da Vigilância Sanitária, além de seguir medidas para prevenção ao contágio do coronavírus.

Segundo o secretário adjunto de Pesca e Aquicultura de Macaé, Jair Gomes de Barcelos Júnior, a iniciativa estimula ainda mais o comércio do pescado na cidade que tem a atividade pesqueira com parte importante de sua história.
“Macaé não poderia deixar de apoiar e estimular uma iniciativa como essa que coloca em protagonismo a atividade pesqueira, tão importante na nossa cidade. Ao comprar um pescado, toda uma cadeia produtiva é beneficiada, indo desde o pescador ao vendedor na banca e, por consequência, à economia local. Medidas foram adotadas e estão sendo seguidas a fim de garantir toda a segurança do consumidor que vem ao Mercado de Peixes e ao Anexo”, contou Jair Gomes de Barcelos Júnior.
Durante os 15 dias do evento, o Polo Gastronômico dos Cavaleiros estará com uma programação especial contando com 11 estabelecimentos que oferecerão pratos selecionados com descontos para a população.

Entre os restaurantes da Orla dos Cavaleiros estão o Durval Restaurante, que oferece um pargo recheado”; o Feito com Arte, com um prato chamado “Panelinha do Mar”; o Kebab, com o um prato chamado apenas “do Mar”; o Chico Pedra, com um filé crocante; o Luigi, com um filé de tilápia grelhado com camarões e batatas; o Guria Café, com um brownie com sorvete de creme com calda de gianduia; o Estação da Praia, com um prato batizado “Delícia do Mar”; o Ilhote Sul, com dadinhos de tapioca com duo de frutos do mar; o Mirabolando, com um cheesecake de tiramissú; o Mokaiê, com um salmão grelhado na brasa; e o Picanha do Zé, com uma pescada amarela à belle munière.

Quem quiser aproveitar a Semana do Pescado para criar seus próprios pratos, o Mercado de Peixes fica na Avenida Presidente Sodré, no Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h, aos sábados, de 7h às 16h, e aos domingos, de 7h às 14h.

Mais lidas da semana