Mídias Sociais

Política

Semana da Consciência Negra em Macaé tem programação variada para toda a família até sábado, 20

Publicado

em

 

A Prefeitura de Macaé divulgou a programação para a celebração da Semana da Consciência Negra, que terá eventos gratuitos até o próximo sábado, 20, quando é comemorado o Dia da Consciência Negra.

Nesta quarta-feira, 17, o Solar dos Mellos, importante espaço cultural da cidade, recebe o Café Literário, que terá o tema Poesia Negra, com a participação dos poetas Gerson Dudus e Isabella Ingra, evento seguido de um sarau com a professora Katia Magalhães como convidada para o bate papo Fala Preta Regional.

As celebrações seguem nesta quinta-feira, 18, com a realização de mais uma roda de conversa, com o tema Racismo Estrutural, que acontece no Centro Macaé de Cultura, às 16h, com a participação da jornalista Laís Monteiro.

Ainda nesta quinta, a prefeitura promove, logo após a roda de conversa, a exibição do filme Àkàrà, no Fogo da Intolerância, um documentário disponível no serviço de streaming Amazon Prime Video, que tem direção e roteiro de Claudia Chávez, e duração de 72 minutos.

“Àkàrà no fogo da intolerância é um documentário que se une à luta contra a intolerância que atinge, principalmente, as religiões de matriz africana, discutindo um tema que sai do âmbito religioso e que envolve até a forma como está sendo conduzida a política governamental no Brasil. A partir da conflitante realidade do Acarajé, um dos pratos mais tradicionais da culinária popular afro-brasileira, que vem sofrendo uma série de adaptações regidas, principalmente, pelo credo religioso de quem o prepara e comercializa, percorremos caminhos diversos, fazendo um apanhado dos casos de intolerância religiosa mais marcantes acontecidos nos últimos anos. Uma análise histórica desde a perspectiva de quem sofre este tipo de violência, e a relação desta com o racismo estruturante instaurado na sociedade brasileira”, diz a sinopse do filme.

A programação da Semana da Consciência Negra continua nesta sexta-feira, 19, no Centro Macaé de Cultura, a partir das 14h, com uma série de eventos e atividades voltadas para a arte, a culinária e a cultura negra brasileira.

Entre as atividades, estão a venda de acarajés da baiana, e a mostra do projeto Zila e Grazi, que traz histórias, artes, dança e canto africanos, feito pela poeta angolana, Zila Conceição Joaquim Calei, e pela fotógrafa e artesã, Graziele Cristine de Jesus, às 15h, com a condução de uma oficina às 15h30, para a confecção de turbantes.

O evento continua às 16h, com apresentações da Capoeira de Mestre Kiko, seguida pelo Maculelê, às 16h30, e pela exibição do filme Café com Canela, às 17h, que tem direção de Ary Rosa e Glenda Nicácio, e trata de superação e solidariedade.

A programação da Semana da Consciência Negra em Macaé termina no sábado, 20, no CriaSana, no distrito do Sana, com a realização do sarau Palavra Preta, novamente com a participação dos poetas, Gerson Dudus e Isabella Ingra, onde também será exibido o filme Café com Canela.

A prefeitura lembra que o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra foi oficializado em 2011, durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT-RS), e foi criado para provocar reflexões e discutir ações de combate ao racismo estrutural da sociedade brasileira, sendo considerado feriado em todas as cidades do Estado do Rio.

Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana