Mídias Sociais

Política

Secretaria de Saúde de Rio das Ostras apresenta contas do setor no último quadrimestre de 2017

Publicado

em

 

Saúde de Casimiro de Abreu já agendou apresentação para esta quinta-feira, 22. 

Na última sexta-feira, 16, gestores da Secretaria de Saúde de Rio das Ostras apresentaram os serviços e investimentos feitos no último quadrimestre de 2017, conforme determina a legislação e os princípios da transparência.

A audiência pública aconteceu na Câmara Municipal e permitiu que servidores e sociedade civil acompanhassem os esforços da prefeitura para conseguir verbas federais e estaduais, visando oferecer novos serviços e melhorar o atendimento prestado.
No evento, foram apresentados os desafios e conquistas da pasta no fim do ano passado, além dos serviços prestados pelas 27 unidades de Saúde do município, entre eles a cobertura vacinal, que foi um dos destaques do último quadrimestre de 2017.

Enquanto o Estado do Rio registra cerca de 12% de cobertura de imunização contra a febre amarela, Rio das Ostras superou a marca de 95% do público-alvo vacinado contra a doença durante a campanha do governo federal, antecipada para janeiro.

“Foi um grande esforço conjunto de toda a Secretaria de Saúde em torno da campanha, mas valeu a pena”, contou a Secretária de Saúde, Rosimeri Azevedo.
Segundo a prefeitura, os dados também demonstraram que o número de partos no Hospital Municipal chegou a quase 1.800 durante 2017, enquanto a Farmácia Municipal registrou uma média de 4.500 atendimentos ao mês, e as demais unidades superaram a marca dos 450 mil atendimentos no último ano.
Ainda durante a audiência, o presidente do Fundo Municipal de Saúde (FMS) também revelou o montante de investimento no período, que superou 34,4 milhões de reais, nas diferentes áreas da Saúde no último quadrimestre do ano.

Além da Secretária de Saúde, participaram da audiência, a Subsecretária de Atenção Especializada, Josenir Freitas; o presidente do FMS, Evandro Minguta; o vereador Robinho (PMDB), ente outros gestores da Secretaria de Saúde.
A Secretária Rosimeri Azevedo aproveitou também o evento para falar sobre o empenho do município na captação de verbas para melhoria da rede pública municipal.

“Conforme as prioridades definidas na Conferência Municipal de Saúde, estamos buscando junto ao governo federal apoio para ampliação da Estratégia de Saúde da Família (ESF), do atendimento aos pacientes de saúde mental, instalação do Caps AD, voltado para pacientes com dependência de álcool e drogas, entre outras iniciativas”, detalhou a gestora da pasta.

Rosimeri informou ainda sobre a inscrição do município para obtenção de recursos para compra de ambulância e implantação de serviço específico para atendimento à população de rua, além de lembrar a importância da participação popular na gestão pública.

“Convido todos a participar das reuniões do Conselho Municipal de Saúde, onde podemos tirar todas as dúvidas da população”, completou.

Casimiro – Também com objetivo de atender à legislação, a Secretaria de Saúde de Casimiro de Abreu divulgou realizará sua prestação de contas da Saúde, que acontecerá em audiência pública, na Câmara Municipal de Casimiro.

As contas apresentadas pela pasta são referentes ao terceiro quadrimestre de 2017, e a audiência está marcada para esta quinta-feira, 22, às 9h30, na plenária do Legislativo, que fica na sede do município.

Tunan Teixeira

Foto: Jorge Ronald

 


 

Mais lidas do mês