Mídias Sociais

Política

Secretaria de Saúde de Macaé alerta para risco de nova pandemia na cidade em 2022

Publicado

em

 

A Secretaria de Saúde de Macaé divulgou, nesta terça-feira, 10, que o cenário de aumento de casos de infecção de dengue registrado no município nos primeiros 4 meses de 2022 já apresenta risco de uma pandemia de dengue na cidade.

De acordo com a prefeitura, os números colaboram para a definição de uma nova estratégia da Saúde com o objetivo de reforçar o enfrentamento aos focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, que também é responsável pela transmissão da zika e da chikungunya.

Em reunião realizada nesta terça, as equipes da Secretaria de Saúde avaliaram dados referentes ao contágio e à notificação de novos casos da dengue e traçaram ações necessárias para reduzir o índice de infestação do Aedes aegypti.

“O objetivo principal desta nova ação é reforçar o alerta junto à população sobre a importância da identificação e eliminação dos focos de proliferação do Aedes aegypti”, reforçou a prefeitura.

O secretário de Saúde, Alexandre Cruz (CIDADANIA), que assumiu a pasta em fevereiro desse ano, no lugar da ex-secretária, Liciane Furtado, também alertou para a necessidade das atenções se voltarem para o combate à proliferação do mosquito para evitar o risco de uma pandemia de dengue na cidade neste ano.

“O alerta principal está na vigilância dentro das nossas casas, onde o número de focos do mosquito é preocupante. Precisamos desta atenção e apoio da população para eliminar os pontos de proliferação do mosquito, rompendo assim o ciclo de transmissão”, avaliou o secretário.

Para a prefeitura, o risco de uma pandemia de dengue em Macaé em 2022 aumenta devido ao aumento das notificações de novos casos registrados nas unidades de Saúde do município, o que, para o governo municipal, eleva a responsabilidade do poder público e da sociedade em promover ações de enfrentamento ao mosquito.

“Por isso, a estratégia discutida na reunião visa reforçar a fiscalização de descarte de resíduos em estabelecimentos comerciais locais, ações de conscientização da população de forma domiciliar, mutirões de limpeza nos bairros, e novas campanhas educativas nas escolas e nas redes sociais”, ressaltou a prefeitura.

Para a gerente de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde, Elenice Sales, o município vai reforçar a força tarefa da pasta para essas ações, que visam conscientizar a população para o risco do número de casos continuarem  subindo na cidade.

“A proposta é realizar uma grande força tarefa para reforçar as campanhas de conscientização da população, e promover também ações de recolhimento de resíduos voltadas a eliminar focos do Aedes aegypti. O cenário é de alerta para todos”, analisou Elenice Sales.

Além das equipes de Vigilância em Saúde, participaram do encontro ainda equipes da Epidemiologia e da Ambiental da Saúde, bem como representantes da Guarda Ambiental e das secretarias de Ambiente e Sustentabilidade, e de Educação.

Falando em pandemia, a do coronavírus também foi tema de um alerta da Prefeitura de Macaé sobre a vacinação que segue nos 36 polos de atendimento espalhados por Macaé, tanto na região central quanto na região serrana da cidade.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a aplicação da 4ª dose, ou 2ª dose de reforço, segue para as pessoas com idade a partir dos 70 anos que já completaram 4 meses do recebimento da 3ª dose, ou 1ª dose de reforço.

“O atendimento nos polos segue de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 8h às 17h. A população deve conferir a rotina da unidade de Saúde mais próxima à sua residência para garantir a vacinação”, alerta a prefeitura.

Além da 4ª dose, a aplicação da 1ª e 2ª dose das vacinas continua para o público geral com idade a partir de 12 anos, e da 3ª dose para gestantes e pessoas a partir de 18 anos que já completaram 4 meses de aplicação da 2ª dose, além dos imunossuprimidos com idade a partir de 12 anos que já completaram 4 meses de aplicação da 2ª dose.

Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana