Mídias Sociais

Cidades

Rio das Ostras e Campos seguem com cadastramento biométrico de eleitores

Publicado

em

 

Em Campos, eleitores podem antecipar o cadastramento, que ainda não é obrigatório

O cadastramento biométrico obrigatório do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) segue acontecendo neste sábado, 28, em diversas cidades do país, entre elas, Rio das Ostras e Campos dos Goytacazes, que já têm mais de 60 mil eleitores cadastrados, somados os dois municípios.

Em Campos, onde o cadastramento vem sendo realizado desde abril, o ritmo segue lento, com apenas 14% dos eleitores cadastrados, ou cerca de 50.340 dos 357.290 eleitores registrados no município.

Iniciado em setembro, o cadastramento biométrico em Rio das Ostras atingiu, na última semana, a marca de mais de 20 mil eleitores cadastrados, pouco menos de 25% dos cerca de 84 mil eleitores, segundo dados das eleições municipais de 2016, quando a Justiça Eleitoral registrou 84.956 eleitores.

Mesmo com o resultado melhor que o de Campos, onde ainda não começou o período obrigatório, o Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio (TRE-RJ) acredita que a média diária de atendimentos em Rio das Ostras está abaixo da expectativa.

“Embora a estrutura montada pelo TRE-RJ tenha capacidade para atender mais de 1 mil eleitores por dia, apenas 500 cadastramentos estão sendo realizados em média diariamente”, informou o Tribunal.

O órgão eleitoral alerta que quem não fizer a identificação biométrica terá o título cancelado e, além de não poder votar nas próximas eleições (2018), ficará sujeito a uma série de impedimentos, como tirar passaporte, prestar concurso público e obter empréstimos em bancos oficiais, entre outros.

Em Rio das Ostras, o cadastramento vai até 9 de dezembro deste ano, e em Campos, o procedimento ainda deve começar, mas o TRE-RJ lembra que só não são obrigados a se cadastrarem os eleitores que já tiveram seus dados biométricos coletados anteriormente pela Zona Eleitoral do município.

Documentação – Ainda segundo o TRE-RJ, no momento do atendimento, o eleitor deverá apresentar documento de identidade oficial e um comprovante de residência, como conta de luz, água ou correspondência bancária, desde que emitido até três meses antes da data do atendimento.

“Vale lembrar que o comprovante deve estar no nome do próprio requerente, do cônjuge ou de parente até o 2º grau, juntando-se cópia de documento que demonstre o vínculo familiar. Além disso, quem tiver o título de eleitor também deverá levá-lo. No caso de nova inscrição, os eleitores do sexo masculino maiores de 18 anos deverão apresentar, ainda, o comprovante de quitação militar. Já quem quiser atualizar o nome deve levar um documento que comprove a alteração dos dados, como a certidão de casamento, por exemplo”, acrescenta o TRE-RJ.

Para agendar a biometria, os eleitores de Rio das Ostras e de Campos devem acessar o site do TRE-RJ, através do endereço eletrônico, www.tre-rj.jus.br/biometria, ou ligar para (21) 3436-9000.

Em Rio das Ostras, o atendimento está sendo realizado na Vila Olímpica, na Rua Irmã Faustina, S/N, no bairro Village, e no cartório eleitoral do município, na Avenida Guanabara, 3.837, no Bosque da Praia. Os dias e horários de funcionamento são, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h.

Tunan Teixeira

Mais lidas da semana