A principal demanda da categoria é a construção de um cais para os pescadores
Thaiany Pieroni
Nesta quinta-feira, 26, as principais demandas dos pescadores de Tamoios foram abordadas na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Cabo Frio. O Presidente da Associação de Pescadores de Tamoios, Claudecir Borges, foi o porta-voz das necessidades da categoria, que há anos luta por melhorias.
O primeiro ponto abordado foi a questão da falta de um cais em Tamoios. Como muitos sabem, centenas de pescadores desembarcam sua pesca diariamente na Praia do Pontal. O local já é tradicional e atrai compradores de diversas localidades. Porém, infelizmente, o mesmo não oferece nenhuma estrutura tanto para quem vende como para quem compra o pescado.
A construção de um cais com estrutura para que os pescadores trabalhem é uma solicitação antiga dos pescadores e da população. O próprio Claudecir lembrou que em 2015, os pescadores encaminharam essa demanda para a Casa legislativa, mas não tiveram nenhum retorno.
O presidente da associação também falou sobre os problemas enfrentados pelos pescadores, conhecidos como ribeirinhos, que estão sendo afetados com a degradação das áreas de proteção ambiental. Também foi abordada a necessidade de revisão do período de defeso do caranguejo e do guaiamum.
“Queremos sensibilizar o Poder Executivo em relação às condições de trabalho dos pescadores de Tamoios. Precisamos de apoio para trabalhar com mais dignidade, higiene e informação”, declarou Claudecir.
Diante do depoimento, o vereador Jefferson Vidal anunciou que fará uma visita a área neste sábado para conversar com os pescadores e buscar alguma solução.